BR-116: Ministério dos Transportes define data do leilão da “Rota 2 de Julho”, que passa por Vitória da Conquista
Ministro Renan Filho confirmou os leilões das rotas “Dos Sertões” e “2 de Julho” para 2026; enquanto isso, DNIT mantém gestão provisória das vias após saída da ViaBahia.

O futuro da infraestrutura rodoviária que corta o estado da Bahia ganhou datas decisivas na última terça-feira (25). Durante a cerimônia de lançamento da Política Nacional de Concessões Ferroviárias, o ministro dos Transportes, Renan Filho, oficializou o calendário para os novos leilões das rodovias BR-116 e BR-324.
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A notícia traz uma perspectiva concreta para a retomada de investimentos em dois dos principais corredores logísticos do Nordeste. Segundo apurado pelo Blog do Marcelo, o planejamento do Ministério dividiu os trechos em dois grandes projetos de concessão, ambos programados para irem a mercado no decorrer do ano de 2026.
Cronograma
O primeiro certame a ser realizado será o da Rota dos Sertões, previsto para ocorrer em março de 2026. Este trecho é estratégico para a ligação interestadual, conectando o Anel de Contorno de Feira de Santana — a segunda maior cidade baiana — até o município de Salgueiro, em Pernambuco, totalizando uma extensão de 502 quilômetros.

Já no segundo semestre, as atenções se voltarão para a Rota 2 de Julho. O leilão, agendado para setembro de 2026, contempla um trecho vital de 653 quilômetros. O projeto abrange desde o acesso ao Anel de Contorno de Feira de Santana até o entroncamento com a BR-116, estendendo-se também do entroncamento com a BR-324 até o viaduto sobre a BR-116, em Vitória da Conquista.
Resumo das Concessões:
- Rota dos Sertões (BR-116)
- Data do Leilão: Março de 2026
- Extensão: 502 km (Feira de Santana/BA – Salgueiro/PE)
- Rota 2 de Julho (BR-116/324)
- Data do Leilão: Setembro de 2026
- Extensão: 653 km (Inclui trecho até Vitória da Conquista)
ViaBahia
A definição das novas datas marca o encerramento definitivo do ciclo da ViaBahia. A antiga concessionária, que administrava os trechos desde 2009, teve seu contrato encerrado em maio deste ano, após a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) ter autorizado o fim da parceria em setembro do ano passado. Até que os vencedores dos leilões de 2026 assumam as operações, a responsabilidade pela manutenção não ficará descoberta. O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) assumiu temporariamente a administração, conservação e operação das rodovias, garantindo a trafegabilidade até a transição para as novas concessionárias.











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