SSP-BA lança Baralho Lilás, com 16 foragidos por crimes contra mulheres, incluindo um conquistense procurado
Segundo a SSP-BA, Joçone Saldanha figura na lista de procurados pelo crime de tentativa de feminicídio, em Vitória da Conquista.

O Governo da Bahia oficializou nesta sexta-feira (12), no Centro de Operações e Inteligência (COI), em Salvador, uma nova estratégia de segurança pública: o Baralho Lilás. A iniciativa, inédita no Brasil e idealizada pela Secretaria da Segurança Pública (SSP) em parceria com a Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM), visa facilitar a captura de criminosos envolvidos em delitos contra mulheres.
Continua após a publicidade:
Segundo apurado pelo Blog do Marcelo, a ferramenta expõe 16 procurados com atuação na capital, Região Metropolitana e interior, cujos perfis já estão disponíveis no site do Disque Denúncia, permitindo que a população auxilie as forças policiais através de denúncias anônimas pelo número 181.

Durante a solenidade, que contou com a presença do governador Jerônimo Rodrigues e da secretária Neusa Cadore, o titular da SSP, Marcelo Werner, enfatizou o fortalecimento institucional no enfrentamento à violência doméstica e de gênero. O secretário destacou a recente elevação da Operação Ronda Maria da Penha à categoria de Batalhão de Proteção à Mulher, o que garante maior aporte de recursos e efetivo, além da criação do Departamento de Proteção à Mulher, Cidadania e Pessoas Vulneráveis (DPMCV) na estrutura da Polícia Civil, consolidando uma rede de atuação mais robusta e integrada.
Lista completa do baralho (clique na imagem para ampliar):
O evento também serviu para ressaltar os avanços estruturais dos últimos três anos, período em que foram entregues 20 novas unidades de atendimento, incluindo Delegacias (DEAMs), Núcleos Especiais (NEAMs) e Salas Lilás, focadas no acolhimento humanizado das vítimas. A cerimônia reuniu a cúpula da segurança estadual, incluindo os comandantes-gerais da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros, o delegado-geral da Polícia Civil e a direção do Departamento de Polícia Técnica, reafirmando o compromisso conjunto das forças de segurança na proteção das mulheres baianas.

Conquistense procurado
Entre os nomes divulgados, um dos destaques do naipe de Copas é a carta “Ás”, ilustrada por Jaçone Saldanha da Silva de Souza. O suspeito figura na lista de procurados pelo crime de tentativa de feminicídio, com atuação identificada no município de Vitória da Conquista. A inclusão de perfis de diferentes regiões, como o sudoeste baiano, reforça a abrangência da ferramenta na busca por foragidos da Justiça em todo o território estadual.











@vitoriadaconquistanoticias
Grupo WhatsApp