Perigo em Conquista: Homem arrisca a vida tentando apagar incêndio em poste de residência, no bairro Cruzeiro
Ignorando os protocolos de segurança, ele utilizou uma escada de madeira improvisada para alcançar a altura da fiação e tentou extinguir o fogo jogando água diretamente na rede energizada.

Momentos de tensão marcaram a tarde desta quarta-feira (17) para quem transitava pelo bairro Cruzeiro. O que começou como um princípio de incêndio na fiação de um poste de energia elétrica quase terminou em tragédia devido a uma intervenção desastrosa de um popular. Ao notar as chamas consumindo parte da estrutura, um homem decidiu agir por conta própria.
Continua após a publicidade:
Ignorando os protocolos de segurança, ele utilizou uma escada de madeira improvisada para alcançar a altura da fiação e tentou extinguir o fogo jogando água diretamente na rede energizada. A dinâmica do incidente, segundo apurado pelo Blog do Marcelo, deixou a vizinhança em estado de alerta máximo, visto que a combinação de água com eletricidade cria um cenário propício para choques fatais.
Quem presenciou a cena classificou a atitude como extremamente arriscada. O temor era de que o morador sofresse uma eletrocussão imediata ou que a escada desestabilizasse, provocando uma queda grave. “Foi um susto enorme. Ele poderia ter perdido a vida ali mesmo. Felizmente nada aconteceu fisicamente a ele, mas fica o alerta para todos nós sobre o perigo”, relatou um vizinho que acompanhou a situação com apreensão.
O risco invisível
Especialistas em segurança do trabalho e engenharia elétrica são categóricos ao condenar esse tipo de iniciativa. A água é um condutor natural de eletricidade, e ao lançá-la contra cabos de alta ou média tensão, a corrente pode percorrer o fluxo líquido até o corpo da pessoa, causando paradas cardiorrespiratórias e queimaduras severas.
A recomendação oficial em casos de incêndio na rede elétrica é isolar a área imediatamente, manter distância segura para evitar a queda de cabos energizados e acionar o Corpo de Bombeiros (193) e a concessionária de energia responsável. Após o incidente, a empresa responsável pelo fornecimento de energia foi acionada para realizar os reparos técnicos necessários e eliminar o risco na localidade. O caso reforça a urgência de campanhas de conscientização para que a população não tente manusear redes elétricas sem o devido preparo técnico. Com informações do Blog Dida Santos.











@vitoriadaconquistanoticias
Grupo WhatsApp