Conquista: Castramóvel atenderá no Centro Glauber Rocha com início do sistema de microchipagem para animais
Entre os benefícios, a microchipagem auxilia as chances de encontrar o pet em caso de perda, pois clínicas e centros de zoonoses poderão fazer a leitura do chip.

Nesta sexta-feira (9) e também no sábado (10), o Castramóvel estará no Centro Cultural Glauber Rocha, no bairro Brasil, a partir das 9h, para a primeira edição do ano de 2026. Além da castração gratuita de cães e gatos, será disponibilizada a implantação de um microchip do tamanho de um grão de arroz sob a pele dos animais para sua identificação permanente. A microchipagem faz parte do Sistema do Cadastro Nacional de Animais Domésticos (SinPatinhas), uma ferramenta gratuita desenvolvida pelo Ministério do Meio Ambiente do Governo Federal para gerenciar e monitorar a política pública de controle populacional de animais.
Continua após a publicidade:
O sistema permite o cadastro de animais, o acompanhamento detalhado dos procedimentos realizados e a geração de relatórios abrangentes. O SinPatinhas incluirá as informações sobre cães e gatos e seus tutores, endereço e contato dos responsáveis e de seus animais, além de detalhes como espécie, raça, idade, vacinas e doenças, em conformidade com a Lei nº 15.046, de 17 de dezembro de 2024, e com o Decreto Federal nº 12.439, de 17 de abril de 2025, que regulamenta a criação do Cadastro Nacional de Animais Domésticos.

Entre os benefícios, a microchipagem auxilia as chances de encontrar o pet em caso de perda, pois clínicas e centros de zoonoses poderão fazer a leitura do chip. Também combate o abandono, tornando possível a responsabilização pelo crime de abandono, previsto em lei. Além disso é um método seguro e duradouro de identificação, sem necessidade de trocas e ajuda em emergências veterinárias, pois fornece histórico do animal. Segundo a secretária do Meio Ambiente, Ana Cláudia Passos, a expectativa é atender mais de 100 animais no bairro Brasil e imediações. “Nesta ação iremos realizar, além da castração e da microchipagem, a consulta dos animais e um trabalho de Educação Ambiental”, acrescentou.











@vitoriadaconquistanoticias
Grupo WhatsApp