WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
hospital samur

vic park vitoria da conquista

secom bahia

diamantina toyota

pel construtora

pmvc

sonnar

cmvc

fainor

unimed sudoeste

sufotur

herrera hair institute

VCA rede axegu

vca construtora

natanael a honra do cla

Em São Paulo, Vox Populi aponta vitória de Geraldo Alckmin no 1º turno

do Estadão

Na disputa pelo governo de SP, tucano tem 51% das intenções de voto contra 19% de Mercadante

O ex-governador Geraldo Alckmin (PSDB) venceria no primeiro turno a disputa pelo Palácio dos Bandeirantes se a eleição fosse hoje, segundo o instituto Vox Populi.

Pesquisa divulgada ontem pela TV Bandeirantes apontou 51% das intenções de voto para Alckmin, contra 19% para o petista Aloizio Mercadante, seu principal adversário. Celso Russomano, do PP, tem 12% das preferências, e Paulo Skaf, do PSB, 2%.

Em um cenário sem Russomano na disputa, Alckmin sobe para 55%, e Mercadante atinge 22%. Para vencer no primeiro turno, o tucano terá de alcançar mais votos do que a soma dos adversários no primeiro domingo de outubro.

Alckmin governou São Paulo de 2001 a 2006. Em 2008, ficou em terceiro lugar na disputa pela Prefeitura da capital paulista. O PSDB venceu todas as disputas pelo governo estadual desde 1994.

Cabral. No Rio de Janeiro, também segundo o Vox Populi, o governador Sérgio Cabral (PMDB) é favorito na disputa por um novo mandato. Ele tem 41% das intenções de voto.

Em segundo lugar, em situação de empate técnico, aparecem o deputado Fernando Gabeira (PV), com 19%, e o ex-governador Anthony Garotinho (PR), com 18%. Com um porcentual maior de intenções de voto do que a soma dos adversários, o atual governador também se credencia para uma vitória no primeiro turno. Em relação a janeiro, quando o instituto fez outra pesquisa no Estado, Cabral oscilou dois pontos porcentuais para cima.

Serra e Dilma. O Vox Populi também sondou as preferências dos paulistas e fluminenses na disputa pela Presidência da República.

Em São Paulo, maior colégio eleitoral do País, o tucano José Serra lidera, com 44%, contra 30% para Dilma Rousseff (PT). Desde janeiro, porém, a vantagem de Serra sobre a principal adversária caiu de 31 para 14 pontos porcentuais. Na época, ele liderava por 49% a 18% em seu maior reduto eleitoral.

A ex-ministra da Casa Civil também subiu no Rio de Janeiro, onde passou de 28% para 38% das preferências e assumiu a liderança. Já seu adversário do PSDB caiu de 32% para 24%.

O Vox Populi entrevistou, entre 8 e 12 de maio, 1.000 pessoas em São Paulo e 800 no Rio. A margem de erro dos levantamentos é de 3,1 e de 3,5 pontos porcentuais para mais ou para menos, respectivamente.

As pesquisas foram registradas no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob os números de protocolo 11.307/10 e 11.323/10.



Leia também no VCN: