pmvc

camarote arraia da conquista

secom bahia

andrade borre

samur

pmvc

diamantina toyota

pel construtora

herrera hair institute

vca construtora

VCA rede axegu

natanael a honra do cla

Lavagem do Senhor do Bonfim é marcada por tom político

do A Tarde

Ministro Geddel, ao lado do prefeito João Henrique, testou popularidade durante o evento

Em ano eleitoral, a Lavagem do Bonfim, que acontece nesta quinta-feira, 14, é marcada por propaganda dos políticos. Eles tentam disfarçar o teor do cortejo, mas aproveitam o momento para criticar os adversários. Esse foi o discurso do ministro Geddel Vieira Lima (PSDB) e do ex-governador Paulo Souto (DEM), que disseram que pediam paz para a Bahia ao Senhor do Bonfim. “A Bahia está muito violenta” e “Pedi paz para o povo do Haiti e da Bahia, que precisa melhorar a saúde”, disseram Geddel e Paulo Souto, respectivamente, em alfinetada ao governo de Jaques Wagner.

Esse também é o teor das frases impressas nas camisas dos pemedebistas, que dizem “A Bahia merece ter paz”. O governador, que não participou do ato ecumênico na igreja da Conceição da Praia, reclamou da dimensão política que a festa ganhou, mas também aproveitou o espaço para fazer propaganda do seu governo. O petista segue acompanhado dos seus secretários.

O prefeito João Henrique também criticou o tom político do evento. “Fico triste e não concordo quando os partidos usam a festa para pagar pessoas para agredir outros políticos”, disse, se referindo às vaias e confusão que aconteceram no início do seu cortejo, quando seguranças ameaçaram a imprensa e houve empurra-empurra. Esse é o segundo ano consecutivo que seguranças do prefeito se envolvem em confusão na festa. No ano passado, um jovem foi agredido após protestar.

O tom eleitoral da Lavagem também pode ser percebido na Colina Sagrada, onde uma área maior do que a do ano passado foi reservada para os políticos. Eles vão ocupar toda a faixa da direita de acesso à igreja. O local é protegido pela Guarda Municipal. Devotos reclamam do cordão de isolamento na Colina Sagrada, que está mais distante do adro do que no ano passado.

Souto e ACM Neto abriram o cortejo

Desfile – O cortejo oficial chega a Colina Sagrada e o Padre Edson Menezes abençoa a população da janela da igreja do Bonfim, este é o segundo ano que o religioso abre espaço para a proteção da igreja Católica na festa. Ele reza a oração de São Francisco. O governador participa da cerimônia. As baianas lavam as escadarias da igreja do Bonfim com água de cheiro e flores. Fieis são abençoados com água de cheiro e “pintam” a entrada da igreja de branco. Balões da mesma cor são soltos no ar em referência a paz. A multidão aplaudiu a imagem do Senhor do Bonfim.

O prefeito reencontrou o cortejo na igreja, depois de ter desistido da caminhada. Ao chegar na Avenida Jequitaia, ele deu sinais de cansaço: mancou, reclamou de cãimbras e sentiu dores no ombro direito. Na tentativa de demonstrar vitalidade, ele deu uma corridinha, mas, em seguida, o prefeito desistiu e abandonou o cortejo do Bonfim na rua Oscar Pontes, antes do ferry.

Já o vice-prefeito, Edvaldo Brito, pegou um atalho para ultrapassar a multidão e se juntar às baianas na Colina Sagrada. Lá foi escolhido presidente da lavagem pela Irmandade do Senhor do Bonfim.

Bem humorado, o governador Jaques Wagner beijou a esposa em público

Outros partidos – DEM e PSDB seguem com o PR à frente, mas alguns democratas disseram que são contra o nome de César Borges na chapa para a eleição de 2010. O partido PR, de César Borges, traz na frente do seu cortejo um boneco gigante do deputado Maurício Trindade. O senador César Borges (PR) preferiu desfilar sozinho, apesar de ser cortejado pelos três principais nomes ao governo do Estado, Jaques Wagner, Geddel Vieira Lima e Paulo Souto. A vereadora Léo Kret (PR), que estava com as unhas pintadas de laranja, fez sucesso ao passar pelo Largo de Roma. A parlamentar abraçou o secretário de Segurança Pública, César Nunes, ao chegar na igreja do Bonfim.

Marcos Medrado e Roberto Carlos comandam o desfile do PDT. O delegado Protógenes Queiroz (PC do B), que comandou a operação Satiagraha que prendeu o empresário Daniel Dantas, e o músico Gerônimo desfilam juntos na Lavagem do Bonfim.

O movimento na Cidade Baixa começou logo cedo com turistas, populares e baianas chegando para a festa. O cortejo percorre o Túnel Américo Simas, Calçada, Colina Sagrada, Humaitá até o Bonfim.



Leia também no VCN: