WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
pmvc

sonnar

cmvc

vic park vitoria da conquista

hospital samur

diamantina toyota

secom bahia

secom bahia

fainor

pel construtora

unimed sudoeste

sufotur

herrera hair institute

vca construtora

VCA rede axegu

natanael a honra do cla

Bumba Meu Boi na Bahia: Uma festa cheia de significado

Embora tenha sua maior expressão no Maranhão, a festa também acontece de forma muito forte na Bahia.

O Bumba Meu Boi é uma das mais ricas manifestações culturais do Brasil, misturando teatro popular, música, dança e religiosidade. Embora tenha sua maior expressão no Maranhão, a festa também acontece de forma muito forte na Bahia, especialmente em comunidades do interior e em algumas áreas de Salvador, onde se mantém viva graças a grupos tradicionais que incorporam elementos locais à celebração.

No estado baiano, a festa dialoga com a religião e as influências africanas, indígenas e europeias, que moldaram a identidade cultural do estado. Ocorre principalmente durante os festejos juninos, período marcado por celebrações a santos católicos como a famosa festa de São João. 

A história do Bumba Meu Boi

A narrativa central do Bumba Meu Boi baiano segue a história clássica: Mãe Catirina, uma mulher grávida, tem o desejo de comer a língua do boi mais bonito da fazenda. Seu marido, Pai Francisco, para atender ao desejo da esposa, mata o animal, o que gera uma grande confusão. Quando o dono do boi descobre o ocorrido, exige que o animal seja ressuscitado, e a festa se desenrola com rituais de cura, envolvendo pajés, padres e personagens místicos.

Originada no século XVIII, época em que o gado era de extrema importância econômica, o Bumba Meu Boi ou Boi Bumbá, como também é conhecido, foi reconhecido em 2019 pela UNESCO como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade, dada a importância dessa festividade. Embora o reconhecimento da festividade seja do Maranhão, onde possui maior destaque, em vários locais do país essa notícia foi festejada, principalmente onde o evento se realiza todos os anos.

O principal personagem do Bumba Meu Boi

Os personagens são fundamentais para a riqueza simbólica do evento. Na Bahia, algumas figuras ganham características próprias e, muitas vezes, são influenciadas pelas religiões de matriz africana, como o candomblé.

Mas obviamente o boi é considerado o personagem principal, representado por uma estrutura de madeira coberta com tecidos coloridos e adornos. Ele é morto e ressuscitado durante a encenação, tal qual acontece na história contada. Sem o boi, a festa não teria sua razão de existir.

Assim como o boi é um forte personagem na história folclórica brasileira, em outros países os animais também são símbolos muito importantes em vários cenários. Na China, por exemplo, existe uma representação muito forte do tigre no ano Novo Chinês, considerado um símbolo de força e coragem para a população chinesa.

O tigre é um animal que não ficou apenas na simbologia chinesa, mas também serviu como inspiração para a indústria do entretenimento em jogos de cassino online como o Fortune Tiger, um jogo que ficou conhecido mundialmente pelos seus gráficos, cores e sons que remetem ao clima oriental. Com sua irreverência, o tigre possui uma simbologia tão forte quanto ao boi representado no Bumbá.

Além do boi, Pai Francisco e Mãe Catirina formam o casal responsável pelo conflito da história. Muitas vezes, Mãe Catirina é interpretada por um homem vestido de mulher, reforçando o caráter cômico da peça. Mãe Catirina é quem tinha o desejo de comer a língua do mais belo boi da fazenda e Pai Francisco é quem vai atrás do animal.

Na versão baiana o curandeiro ou pajé costuma aparecer como figuras importantes também, pois estão ligados às práticas afro-indígenas e são responsáveis por trazer o boi de volta à vida. Junto com caboclos e índios, esses povos orginários costumam ter o papel de guerreiros e guardiões de espírito.  Alguns personagens míticos do candomblé são incorporados à festa muitas vezes, como Exu, orixá que pode ser associado ao mensageiro que ajuda na ressurreição do boi.  

O Bumba Meu Boi é uma festa de grande valor simbólico e importante ferramenta de resistência cultural, especialmente entre comunidades afrodescendentes e indígenas, que encontram na tradição uma forma de celebrar sua identidade.  

Assim, seja com bois encantados, caboclos valentes ou guardiões, o Bumba Meu Boi continua a ser um espetáculo vibrante e cheio de significados e reflete a diversidade e riqueza do povo baiano.



Leia também no VCN: