WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
hospital samur

vic park vitoria da conquista

secom bahia

diamantina toyota

pel construtora

pmvc

sonnar

cmvc

fainor

unimed sudoeste

sufotur

herrera hair institute

vca construtora

VCA rede axegu

natanael a honra do cla

FOTOS: Com muito forró e homenagens, festejos juninos começam na Nove de Novembro com o Arraiá da Conquista

O momento de animação também teve espaço para lembrar e homenagear Evandro Correia, grande nome da música conquistense que faleceu na última quinta-feira (12).

Um típico dia frio de junho, aquecido com forró e comidas tradicionais, foi o cenário ideal para o começo do Arraiá da Conquista 2025, o maior São João da história da cidade. Nem mesmo a “sexta-feira 13” espantou o público, que compareceu em peso à Praça Nove de Novembro para arrastar o pé e aproveitar o forró proporcionado por grandes nomes da música local.

Continua após a publicidade:



O momento de animação também teve espaço para lembrar e homenagear Evandro Correia, grande nome da música conquistense que faleceu na última quinta-feira (12). O palco que recebe as atrações na Nove de Novembro foi batizado em homenagem ao cantor, citado com carinho e respeito nos discursos e com muitas músicas dedicadas à sua memória.

Na fala de abertura, em cima do palco, a prefeita Sheila Lemos convidou toda a população a aproveitar o Arraiá da Conquista, tanto na praça quanto no Parque de Exposições e nos distritos da Zona Rural. “Temos a tradição de iniciar os festejos juninos aqui na Nove de Novembro, aquecendo o comércio da cidade. Iríamos começar no dia 12 de junho, mas nesse dia, infelizmente, perdemos um grande artista, o nosso querido amigo Evandro Correia. Evandro partiu, mas seu legado, sua música, está eternizada em nossos corações, e vamos homenageá-lo durante os festejos”.

A prefeita destacou as novidades do Arraiá deste ano, com shows acontecendo no Parque de Exposições Teopompo de Almeida entre os dias 20 e 24 de junho, garantindo mais conforto e segurança à população. “Pela primeira vez teremos as atrações no Parque de Exposições, um lugar maior que o Centro Glauber Rocha, para atendermos melhor a comunidade que vai passar o São João aqui na cidade. E nos dias 23 e 24 também teremos atrações nos distritos da Zona Rural. Viva Santo Antônio, viva São João e viva São Pedro”, finalizou Sheila Lemos.

Para o Assessor Especial de Cultura, Alecxandre Magno, não poderia haver combinação melhor para o início do Arraiá do que o clima frio conquistense e a Praça Nove de Novembro. “A gente vê famílias e crianças participando, apresentação da quadrilha, bandeirolas, barraquinhas vendendo comidas típicas. Estamos muito felizes em começar desse jeito. Vamos iniciar no dia 20, no Parque de Exposições. Leve sua família, a entrada é gratuita. Você terá acesso com mais segurança e mais conforto. Vai ter Vila Junina, feira de artesanato, um espaço para PcD. A Prefeitura de Vitória da Conquista, a cada ano, vem melhorando pra ser protagonista no São João da Bahia”.

Uma das atrações a subir no palco neste primeiro dia foi Carlos Vilela, que fez questão de tocar o forró tradicional, mesclando músicas do repertório próprio com canções de grandes nomes do gênero, como Luiz Gonzaga, Dominguinhos e outros. “É importante a Prefeitura dar essa oportunidade para as pessoas que fazem o forró tradicional. Hoje é uma sexta-feira, Dia de Santo Antônio, as pessoas estão saindo do trabalho e já ficam pro forró. É uma honra fazer parte dessa festa”, afirmou o cantor, que também prestou homenagens a Evandro Correia.

No começo da tarde, a cantora Jeanna Lopes abriu a festa no Arraiá da Conquista 2025. Outra atração foi a apresentação da quadrilha da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae). Pessoas de diferentes idades compareçeram à Praça Nove de Novembro, fosse para o arrasta-pé, fosse pra provar dos tradicionais quentão, amendoim cozido, canjica e outras guloseimas tão características do período.

Laricia do Carmo, conquistense que mora há 11 anos em São Paulo, afirma que sempre torce para que as folgas coincidam com o período de São João, para matar saudade da família, da cidade e da tradição nordestina. “As expectativas são as melhores possíveis. Forrozinho nesse frio é sempre muito bom, não tem como decepcionar. E não dá pra falar de forró se não tiver uma comida típica, um amendoim, um quentão. É a junção de tudo isso que faz o negócio acontecer e a festa ficar ainda melhor”.

Já a estudante de Direito Maria Eduarda Moura se mudou para Conquista para cursar a faculdade, e decidiu ir com a família conhecer o Arraiá da cidade. “Nós acabamos de nos mudar aqui para Conquista, pela qualidade de vida que a cidade oferece, e hoje viemos apreciar os shows pela primeira vez. O São João é extremamente importante porque é a nossa cultura, a nossa tradição. Então, é importante valorizar a nossa cultura, os costumes que vieram com os nossos antepassados. Realizar essa festa é uma iniciativa fundamental”.

Outra família que compareceu à abertura foi a de Rosilene Jesus, que valorizou a oportunidade de levar os filhos para uma festa segura. “Viemos todo ano, as crianças brincam, aproveitamos sem violência. E São João não pode faltar forró”. Alessandra Xavier faz parte da quadrilha da Apae que se apresentou no evento, e contou que sempre fica com muita expectativa quando se aproxima o mês de junho. “É muito bom participar da quadrilha, fazemos isso todos os anos. Fico muito alegre e ansiosa com o São João”.

A programação do Arraiá da Conquista na Praça Nove de Novembro segue até o dia 18 de junho. Entre os dias 20 e 24, a festa será no Parque de Exposições, com atrações nacionais e regionais. Nos dias 23 e 24, também haverá apresentações nos 11 distritos da Zona Rural.



Leia também no VCN: