WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
hospital samur

vic park vitoria da conquista

secom bahia

diamantina toyota

pel construtora

pmvc

sonnar

cmvc

fainor

unimed sudoeste

sufotur

herrera hair institute

VCA rede axegu

vca construtora

natanael a honra do cla

No Dia do Pediatra, Hospital Esaú Matos celebra 13 mil atendimentos pediátricos realizados de janeiro a junho de 2025

Para esse volume de atendimento, a unidade conta com cerca de 40 médicos, entre pediatras e clínicos gerais, que trabalham em regime de escala, 7 dias por semana, 24 horas por dia.

Celebrado neste domingo – 27 de julho -, o Dia do Pediatra reverencia os profissionais que cuidam da saúde e bem-estar das crianças. Mas a data serve também como momento de reflexão sobre a importância de políticas públicas de saúde voltadas para a infância e como elas estão sendo aplicadas de fato. Em Vitória da Conquista, onde vivem mais de 33 mil crianças de 0 a 6 anos, segundo o censo 2022 do IBGE, o cuidado com a criança começa desde o nascimento, no Hospital Esaú Matos.

Continua após a publicidade:



Mantido pela Prefeitura Municipal e administrado pela Fundação Pública de Saúde, o Hospital Esaú é referência no interior da Bahia e Norte de Minas Gerais no atendimento médico infantil. De janeiro a junho deste ano, foram realizados 13.181 atendimentos pediátricos na unidade, o que dá em média 2.197 assistências mensais.

Para garantir esse volume de atendimento, a unidade conta com cerca de 40 médicos, entre pediatras e clínicos gerais, que trabalham em regime de escala, 7 dias por semana, 24 horas por dia, prestando diversos serviços médicos para o público infantil do município, cidades da região e de outros estados.

Médica pediatra no Esaú Matos desde 2016, Daniela Aguilar Gobira Alves é coordenadora do setor de pediatria e atua diretamente com os médicos residentes nessa especialidade. A pediatra fala sobre os desafios em trabalhar num hospital de grande fluxo e que é referência regional: “É um desafio diário, porque o nosso hospital recebe muitos pacientes, mas a gente faz o melhor serviço dentro das nossas possibilidades. Ver uma criança que entrou gravemente doente e sair bem, dar um tchau, um abraço, é uma vitória!”.

A médica residente em pediatria, Camila Gomes Magalhães, fala com paixão e consciência do papel importante da pediatria: “Decidi pela especialização porque nos momentos difíceis, as crianças passam leveza e nos tiram sorrisos, tornando os dias mais bonitos e os sacrifícios pela profissão mais palatáveis. Espero que haja cada vez mais valorização dos especialistas e serviços de atenção às crianças. Que possamos ter o melhor cenário possível para exercer o cuidado integral ao paciente pediátrico”, destaca a profissional.

Tatiana Oliveira, moradora da zona rural de Vitória da Conquista, trouxe a filha Beatriz, de 6 anos, para receber atendimento pediátrico no Esaú Matos. Ela conta como foi a assistência recebida: “Minha neném estava com febre e cansaço, daí trouxe ela para ser atendida no Esaú. Ela foi examinada e a gente recebeu as orientações. Não tenho do que reclamar, foi tudo ótimo”, disse a mamãe.

A diretora-geral do Esaú Matos, Ceres Almeida, destaca a importância e dedicação desses profissionais: “A gente entende que a assistência pediátrica é um dos pilares mais importantes dos serviços prestados no hospital, e o comprometimento do exercício no atendimento à saúde de centenas de crianças e adolescentes, que passam todos os dias por aqui, é reflexo de toda essa dedicação. Este é um momento muito oportuno para agradecer a atuação e o papel desenvolvido por toda a nossa equipe pediátrica. Muito obrigada”, destaca a diretora.



Leia também no VCN: