WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
hospital samur

vic park vitoria da conquista

secom bahia

diamantina toyota

pel construtora

pmvc

sonnar

cmvc

fainor

unimed sudoeste

sufotur

herrera hair institute

VCA rede axegu

vca construtora

natanael a honra do cla

Câmara de Vitória da Conquista: LDO 2026 tem foco em inclusão social, equidade de gênero e infância

Também há previsão de iniciativas específicas para mulheres idosas, chefes de família e empreendedoras, além da criação de espaços de lazer e cultura com protagonismo feminino.

A Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista encaminhou à Câmara Municipal o Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para o exercício de 2026, cumprindo o que determina a Lei Orgânica do Município, a Constituição Federal e a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) e a Lei nº 4.320/1964. O projeto estabelece metas e prioridades da administração municipal para o próximo exercício fiscal, orientando a elaboração da Lei Orçamentária Anual (LOA).

Continua após a publicidade:



A proposta da LDO 2026 de Vitória da Conquista se destaca por priorizar iniciativas de inclusão social e promoção da equidade de gênero. Entre os destaques, está a implementação do Plano Municipal de Política para Mulheres, com ações que abrangem desde a autonomia econômica e inclusão digital, até proteção contra a violência e participação feminina em espaços de decisão.

Também há previsão de iniciativas específicas para mulheres idosas, chefes de família e empreendedoras, além da criação de espaços de lazer e cultura com protagonismo feminino.

Outra importante diretriz é a consolidação do Orçamento da Criança e do Adolescente (OCA) como ferramenta de planejamento, monitoramento e transparência das ações voltadas à infância, com base no artigo 227 da Constituição Federal, que trata da prioridade absoluta dos direitos da criança e do adolescente.

A LDO 2026 também reforça o compromisso do município com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU. Segundo o texto, o documento reforça a missão de tornar Vitória da Conquista uma cidade mais justa, resiliente e sustentável, com foco no aumento da qualidade de vida da população e efetividade dos serviços públicos.

As diretrizes estabelecidas na LDO 2026 estarão integradas ao Plano Plurianual (PPA) 2026-2029, que está em elaboração e será encaminhado ao Legislativo dentro do prazo legal. O alinhamento entre LDO e PPA garantirá coesão entre metas de curto e médio prazo, fortalecendo o planejamento municipal.

Por Giselle Trindade // Ascom-CMVC.



Leia também no VCN: