WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
diamantina toyota

cmvc

pel construtora

pmvc

unimed sudoeste

secom bahia tempo

sonnar

vic park vitoria da conquista

sufotur

herrera hair institute

VCA rede axegu

vca construtora

natanael a honra do cla

Atenção: Empresa de Vitória da Conquista é suspeita de participar de rede de receptação de fios de cobre furtados

Investigação que abrange MG, RJ e BA apura esquema milionário de furto e lavagem de fios de concessionárias; núcleo baiano seria essencial para legalizar o material.

A Polícia Civil da Bahia, através da Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos (DRFR) de Vitória da Conquista, cumpriu um Mandado de Busca e Apreensão em uma empresa sediada na cidade na manhã desta quarta-feira (12). A “Operação Cyprium”, vinculada ao Departamento Especializado de Investigações Criminais (DEIC), mira um esquema de receptação de fios de cobre furtados em Conquista, em cidades do Sudoeste da Bahia e até no estado de Minas Gerais.

Continua após a publicidade:



A operação é resultado de uma investigação de alta complexidade iniciada pela 1ª Delegacia Regional de Polícia Civil de Juiz de Fora (MG). As apurações revelaram a existência de uma organização criminosa interestadual, estruturada e com clara divisão de tarefas, especializada no furto e receptação de fios de cobre pertencentes a concessionárias de serviço público. Segundo apurado pelo Blog do Marcelo, o grupo criminoso é responsável pelo desvio de toneladas de fios de cobre por semana. Essa atividade movimenta valores expressivos no mercado ilícito e causa prejuízos milionários às concessionárias de energia e telecomunicações.

Ao todo, a investigação culminou na expedição de nove mandados de prisão e vinte e quatro mandados de busca e apreensão, que foram cumpridos de forma simultânea nos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e Bahia. O objetivo principal é desarticular o núcleo financeiro e logístico da quadrilha, interrompendo o ciclo de receptação, reciclagem e revenda do cobre furtado. Análises financeiras e fiscais indicam que a empresa de Vitória da Conquista adquiriu grandes quantidades de cobre de origem suspeita. A polícia aponta que o núcleo baiano possui papel essencial na cadeia de lavagem e dissimulação da origem ilícita do metal, servindo como um canal de escoamento e legalização do material furtado. Durante as buscas na empresa em Conquista, foram apreendidos celulares, computadores e diversos documentos que serão periciados para aprofundar as investigações.



Leia também no VCN: