WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
pmvc

diamantina toyota

secom bahia sufotur

pel construtora

unimed sudoeste

sufotur

herrera hair institute
VCA rede axegu

vca construtora

natanael a honra do cla

Desaceleração, demissões e até venda de unidades: Entenda a suposta “crise” na rede Assaí Atacadista

Rede aciona “freio de arrumação”, corta plano de expansão pela metade e confirma demissões. Gigante do setor atacadista estuda venda de ativos para acalmar investidores.

O Assaí Atacadista, uma das maiores redes de varejo alimentar do Brasil, anunciou uma mudança brusca em sua rota de crescimento. Em comunicado recente ao mercado, a companhia confirmou uma revisão drástica em suas projeções operacionais, optando por sacrificar a velocidade de expansão em nome da saúde financeira e da redução de dívidas. A principal mudança está no cronograma de novas unidades. Se antes a previsão era inaugurar cerca de 20 lojas por ano, o novo plano reduz esse número para apenas 10 aberturas em 2025 e outras 10 em 2026. A decisão reflete um cenário de juros ainda elevados e a necessidade urgente da empresa em desalavancar seu balanço, buscando atingir uma relação dívida líquida/Ebitda de 2,6 vezes até o fim deste ano. O impacto dessa desaceleração vai além dos números de engenharia.

Continua após a publicidade:



Segundo apurado pelo Blog do Marcelo, o ajuste na estratégia resultou em cortes no quadro de funcionários, afetando, sobretudo, as equipes corporativas e os departamentos ligados a obras e expansão. Com menos canteiros de obras ativos, a estrutura administrativa precisou ser redimensionada, levando ao desligamento de profissionais dessas áreas de suporte.

Além de frear novas construções e enxugar a folha administrativa, a varejista colocou sobre a mesa a possibilidade de se desfazer de parte de seu patrimônio. A diretoria avalia a venda de lojas — possivelmente unidades próprias que passariam a ser alugadas ou ativos de menor performance — como uma ferramenta para levantar capital rapidamente. A reação do mercado financeiro foi imediata, com as ações da companhia sofrendo oscilações negativas após o anúncio. Analistas veem o movimento como uma “digestão” necessária após o ciclo agressivo de crescimento dos últimos anos, especialmente após a complexa conversão das antigas lojas do Extra Hiper. Agora, a palavra de ordem dentro do Assaí deixa de ser “crescimento a todo custo” e passa a ser “eficiência e caixa”.



Leia também no VCN: