Correio | Alexandre Lyrio
Numa lista das 10 piores comidas do mundo, o site Ask.men!, que está entre os 500 sites mais visitados dos EUA, coloca o azeite de dendê em décimo.
Dois hamburgueres, alface, queijo, molho especial, cebola, picles, num pão com gergelim. Na minha opinião, o melhor que a culinária americana conseguiu produzir em todos os tempos. Está explicado porque o famoso Ask.men!, que está entre os 500 sites mais visitados dos Estados Unidos, teve a petulância de dizer que o dendê tem cheiro de sovaco mal lavado (Leia Aqui).
Numa lista das 10 piores comidas do mundo, o site coloca o azeite de dendê em décimo. ”The taste of anything cooked in the oil is very strong, but you are unlikely to get that far, as the smell is reminiscent of an unwashed armpit.”
Traduzindo: “O gosto de qualquer coisa preparada com azeite de dendê é muito forte, mas é muito pouco provável que você chegue a esse ponto, já que o cheiro lembra um sovaco mal lavado”. Como disse o brother Dadá – que não é a quituteira -, não sei que sovacos esses caras andam cheirando.
Li sobre o assunto num blog do Portal R7, que ,por sua vez, reverberou o twitter de Ailin Aleixo, jornalista paulista louca por gastronomia e que, vejam só, saiu em defesa do delicioso óleo onde são mergulhados os bolinhos de feijão conhecidos como acarajé. Sem ketchup, por favor.
Bom. Mexeu com o dendê, mexeu com o Moqueca. Pesquisei no google sobre o que há de melhor na comida americana. Descobri que o melhor nos EUA é o que sai mais rápido. Um combo número “X” no capricho.
Queria me bater com quem escreveu esse sacrilégio sobre o dendê. Moqueca neles, pensei. Iria convidar o sujeito para comer uma moqueca de fato na casa de Geraldo Portela, de quem surrupiei as fotos desse post.
Portela, criador do blog Quinto Pecado ,tem a boa mania de colocar dendê em tudo. Nem chama o mais baiano dos óleos de azeite dendê, e sim de azeite de cheiro, como era conhecido originalmente.
Semana passada, fez moqueca de bacalhau. Algum tempo atrás me deliciei até com uma moqueca de jaca verde. Sensacional! Teve também a de tubarão. Obra-prima.
Ele tá prometendo uma da culhão de boi – lá ele – nos próximos dias. Aguardo ansioso. Uma de suas especialidades é o vatapá. O mais baiano dos pratos chega à perfeição. A perfeição leva dendê.
Aliás, essa história de que gosto não se discute é lenda. Tenho um amigo que não gosta de ovo. Vou morrer discutindo com ele sobre esse absurdo do paladar.
Quem não gosta de ovo deve ser porque ainda não provou a moqueca de ovo de minha irmã, Aparecida, dona de um restaurante ali na Vila Matos. Sábado passado, fez uma panela de moqueca de ovo só pra mim. Vou lhe ser grato pelo resto da vida.
Hummm… Deu uma vontade de comer uma batata frita. Batata frita no dendê.