WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
vic park vitoria da conquista

secom bahia

diamantina toyota

pel construtora

hospital samur

pmvc

sonnar

cmvc

fainor

unimed sudoeste

sufotur

herrera hair institute

vca construtora

VCA rede axegu

natanael a honra do cla

Agora é oficial: proibidos, emagrecedores serão retirados das farmácias

iBahia

Determinação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária foi publicada no Diário Oficial da União nesta segunda-feira.

A partir dessa segunda-feira (10), os medicamentos emagrecedores anfepramona, femproporex e mazindol estão proibidos no Brasil. A determinação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) foi publicada no Diário Oficial da União. A resolução, que confirma a decisão tomada na semana passada pela diretoria colegiada do órgão impõe ainda diversas restrições ao uso da sibutramina.

Passaram a ser proibidas a fabricação, importação, prescrição e comercialização dos emagrecedores à base de anfetaminas. Enquanto isso, a sibutramina, que continuará sendo vendida, deverá ter como referência uma dose diária máxima de 15 miligramas, além da prescrição do médico e de um termo de responsabilidade assinada pelo paciente, declarando estar ciente de todos os riscos envolvendo o medicamento.

Qualquer tipo de complicação decorrente do uso do medicamento será notificada compulsoriamente ao Sistema Nacional de Vigilância Sanitária. A responsabilidade pela notificação é dos médicos, dos fabricantes de sibutramina e dos farmacêuticos.

A Anvisa também orienta que farmacêuticos e médicos se cadastrem com urgência no Sistema Nacional de Notificações para a Vigilância Sanitária (Notivisa). As empresas fabricantes do medicamento terão 60 dias para apresentar à Anvisa um plano de monitoramento dos efeitos da sibutramina por 12 meses. Se não cumprirem o prazo, o registro do medicamento será cancelado.



Leia também no VCN: