A Tarde

A menina de 11 anos que morreu sábado (15) no Hospital Roberto Santos, em Salvador, foi vítima de meningite C, de acordo com o secretário da Saúde da Bahia, Jorge Solla. Renata dos Santos Nascimento foi internada no Hospital Roberto Santos na manhã de sábado, 15, após apresentar diversas manchas vermelhas no corpo, sentir dores nos braços e nas pernas, e vomitar durante a madrugada. De acordo com familiares, a criança teve uma parada cardíaca, por volta das 8h, e a sua morte foi confirmada às 10h.
A assessoria de comunicação da unidade médica afirmou que Renata chegou no hospital em estado grave e, apesar do esforço dos médicos, não demorou a falecer. A criança, que residia na Vila Dois Irmãos, na Estrada das Barreiras (Cabula), em frente à Igreja Santa Maria Mãe de Deus, foi sepultada no mesmo dia no Cemitério Quinta dos Lázaros. Durante o velório, o caixão foi mantido fechado e o corpo foi envolto por um saco plástico lacrado, por questão de segurança.
A Secretaria Municipal da Saúde afirmou que a criança morreu com Meningite Meningocócica tipo C, o que confirma a 42ª morte com o tipo mais grave da doença na Bahia.
Profilaxia – As pessoas que tiveram contato com a vítima já foram medicadas. No total, a Vigilância Sanitária fez a profilaxia, procedimento para evitar a proliferação da doença, em 45 pessoas, sendo 10 do Hospital onde ela foi atendida, e 35 entre familiares e vizinhos.
O órgão pretende, na próxima terça-feira, 18, realizar medidas profiláticas na Escola Nossa Senhora das Graças, em São Gonçalo do Retiro, onde a menina estudava. De acordo com familiares, essa é uma instituição de ensino privada. A medida não será aplicada na próxima segunda, porque a unidade de ensino não será aberta neste dia.
Números – De janeiro até o dia 12 de setembro deste ano, foram regitrados 598 casos e todos os tipos de meningite no Estado. Só em Salvador, 276 pessoas tiveram a doença. No mesmo período do ano passado, 1011 casos foram notificados na Bahia, e 508 na capital. De acordo a assessoria de comunicação da Sesab, até o dia 12 de setembro deste ano, 21 pessoas morreram com meningite em Salvador.