WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
secom bahia

diamantina toyota

pel construtora

hospital samur

pmvc

sonnar

cmvc

vic park vitoria da conquista

fainor

unimed sudoeste

sufotur

herrera hair institute

VCA rede axegu

vca construtora

natanael a honra do cla

Italianos festejam queda de Berlusconi

Veja

Milhares de pessoas dirigiram-se ao Parlamento e ao Palácio Quirinale, sede da presidência, gritando em coro “demissão, demissão”. Mario Monti é provável sucessor.

O primeiro-ministro italiano, Silvio Berlusconi, renunciou ao cargo neste sábado. O político multimilionário havia prometido apresentar sua demissão ante o presidente, Giorgio Napolitano, após a adoção pelo Parlamento das medidas de austeridade exigidas pela União Europeia (UE) para superar a crise econômica, o que ocorreu nesta tarde. O provável sucessor do premiê italiano é o economista e ex-comissário europeu Mario Monti.

Uma multidão de milhares de pessoas, formada por italianos e turistas, se reuniu em frente às sedes do Parlamento e da Presidência, ambas em Roma, para acompanhar a esperada renúncia de Berlusconi. Ao longo do dia, as pessoas, que vieram de diversas regiões da Itália e de outros países, foram se concentrando nos arredores do Palácio de Montecitorio e do Palácio Chigi para manifestarem suas opiniões sobre a complicada situação política italiana.

No meio da multidão era possível visualizar cartazes que traziam mensagens como “Graças, Giorgio”, dedicadas ao presidente Giorgio Napolitano, e “Finalmente!”, em relação à renúncia de Berlusconi. Gritos de “Demissões, demissões” também eram direcionados à classe política em geral. Berlusconi foi chamado de “mafioso” pela multidão.

Mario Monti – Economista de 68 anos, Monti tem uma reputação de competência e independência conquistada durante os dez anos em que foi membro da Comissão Europeia, o órgão executivo da União Europeia.

Em 1994, o então presidente da Comissão, o luxemburguês Jacques Santer, o nomeou comissário de Mercado Interno, por indicação de Silvio Berlusconi. Em 1999, Romano Prodi, rival de Berlusconi, o indicou mais uma vez para um posto na Comissão, reforçando seu perfil suprapartidário. O segundo governo Berlusconi não o indicou para um terceiro mandato. Monti é também editorialista do jornal italiano Corriere della Sera e autor de publicações sobre moeda e finanças.

Napolitano deve iniciar amanhã uma rodada de consultas para determinar se será formado um governo de tecnocratas, à frente do qual estaria Monti, ou se convocará eleições antecipadas. Os encontros devem começar com uma reunião, no começo da manhã, com os presidentes do Parlamento, do Senado e da Câmara dos Deputados. Depois, ele ouviria a opinião de seus antecessores no cargo, Oscar Luigi Scalfaro (1992-1999) e Carlo Azeglio Ciampi (1999-2006), e se encontraria com representantes dos partidos políticos.

Sentido – Berlusconi reconheceu neste sábado, ante um grupo de jornalistas, que ficou sentido pelas vaias que recebeu após a votação do Parlamento neste sábado, que abriu as portas para sua renúncia. “Foi algo que me doeu profundamente”, disse ele cercado por dirigentes de seu partido, o Povo da Liberdade, pouco antes de se dirigir ao Palácio Quirinale, sede da presidência da República, onde apresentou sua renúncia.



Leia também no VCN: