Globoesporte.com
Embalado, time de Paulo Roberto Falcão quer ampliar a vantagem diante do perigoso Vitória da Conquista.
Impulsionado pela grande campanha na fase de classificação do Campeonato Baiano 2012 e pela vaga nas oitavas de final da Copa do Brasil, o Bahia volta a campo neste domingo, às 16h (horário de Brasília), para encarar o Vitória da Conquista na primeira partida da semifinal do estadual.
Com moral, o Tricolor tenta começar o mata-mata do Baianão com o pé direito. O objetivo é vencer o Bode, apesar do duelo ter como palco o Estádio Lomanto Júnior. O Vitória da Conquista, por sua vez, tem como missão surpreender. O alviverde só conseguiu garantir a classificação para as semifinais na última rodada da etapa classificatória e entra na partida como azarão. O duelo entre Vitória da Conquista e Bahia terá arbitragem de Jailson Macêdo Freitas (CBF). José Raimundo Dias da Hora e Elicarlos Franco de Oliveira serão os auxiliares do confronto.
Desfalques e estreia
Mais uma vez, o Bahia não terá força total para o jogo. Os laterais Coelho, Gutiérrez, Wiiliam Matheus e Ávine, além dos atacantes Souza e Ciro estão vetados para a partida contra o Vitória da Conquista. Sem muitas opções para a ala esquerda, o técnico Paulo Roberto Falcão deve promover a estreia de Gerley, que foi contratado esta semana. A outra opção é utilizar o volante Hélder improvisado no setor. O jogador atuou como lateral na última quinta-feira, no triunfo por 4 a 0 sobre o Remo. O Bahia deve ser escalado com Marcelo Lomba; Madson, Titi, Rafael Donato e Gerley (Hélder); Fahel, Diones, Morais e Gabriel; Lulinha e Júnior.

Retrospecto recente
Este ano, Bahia e Vitória da Conquista se enfrentaram duas vezes. O Tricolor levou a melhor nos dois confrontos. No histórico geral, as duas equipes já se enfrentaram 14 vezes pelo Campeonato Baiano. Foram 11 triunfos para o Bahia, um do Conquista e dois empates. No Estádio Lomanto Júnior foram sete partidas, com três triunfos do Bahia, um do time do interior e dois empates. No total, o Tricolor marcou dez gols e sofreu sete na casa do Bode.
No Campeonato Baiano 2012, o Bahia conseguiu se classificar na primeira colocação com 52 pontos e garantiu a vantagem de jogar por dois empates e decidir no Estádio de Pituaçu durante toda a fase final. O Vitória da Conquista, por sua vez, carimbou o passaporte para as semifinais na última rodada, ao vencer o Camaçari fora de casa por 3 a 2. Ao todo, o Bode somou 35 pontos, 17 a menos que o Tricolor.
Recepção em Vitória da Conquista
O grupo do Bahia desembarcou na tarde deste sábado (21), em Vitória da Conquista e foi recebido com festa. Um grupo formado por mais de 50 torcedores tricolores que fazem parte da Embaixada Tricolor de Vitória da Conquista recebeu o elenco. Os torcedores fizeram uma carreata e acompanharam o ônibus com a delegação tricolor do aeroporto até o hotel. Na chegada ao hotel, os jogadores cumprimentaram outros torcedores que aguardavam pelo grupo e em seguida começaram a concentração para a partida.