WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
secom bahia

diamantina toyota

pel construtora

hospital samur

pmvc

sonnar

vic park vitoria da conquista

cmvc

fainor

unimed sudoeste

sufotur

herrera hair institute

vca construtora

VCA rede axegu

natanael a honra do cla

Vitória da Conquista derrota Bahia e leva vantagem para Pituaçu

Globoesporte.com

Com o apoio do torcedor, Vitória da Conquista ganhou por 1 a 0 do Tricolor neste domingo, na semifinal do Campeonato Baiano.

A vantagem mudou de lado. Se o Bahia entrou na semifinal com a possibilidade de atuar por dois empates para chegar à decisão do Campeonato Baiano, já não pode mais contar com isto. Com uma padrão de jogo bem definido pelo técnico Elias Borges, o Vitória da Conquista foi superior ao Tricolor e derrotou a equipe da capital por 1 a 0, no primeiro jogo da semifinal, no estádio Lomanto Júnior, em Vitória da Conquista.

Com o resultado, o Bode leva para o segundo jogo, no próximo domingo, em Pituaçu, a possibilidade de empatar a partida para chegar a uma inédita decisão do estadual. Ao Bahia, para manter o sonho de quebrar um jejum e voltar a conquistar um título – o que não aconteceu desde o Campeonato do Nordeste de 2002 – só interessa o triunfo.

No jogo deste domingo, prevaleceu a aplicação tática do Vitória da Conquista. O time de Elias Borges pressionou o Bahia e anulou as jogadas do Tricolor com Gabriel. No segundo tempo, se fechou na defesa e segurou o resultado positivo.

Antes da segunda semifinal, o Bahia volta a campo na quarta-feira. O time de Paulo Roberto Falcão tem o primeiro jogo das oitavas-de-final da Copa do Brasil, contra a Portuguesa, em São Paulo. Já o Vitória da Conquista tem a semana livre para trabalhar o time.

Pressão do Vitória da Conquista

Em casa, e com a possibilidade de chegar a uma inédita final do Campeonato Baiano, o Vitória da Conquista mostrou desde o primeiro minuto que não iria facilitar a vida do Bahia. O Bode aproveitou o apoio do torcedor e pressionou o Tricolor em seu campo de defesa.

Com boa movimentação de Hugo e Roni no ataque e com os laterais Átila e Claudemir explorando os espaços deixados na zaga do Bahia, o Vitória da Conquista abusou das jogadas pelas pontas, principalmente a esquerda. Enquanto os zagueiros do Tricolor batiam cabeça, o Conquista desperdiçou algumas oportunidades para abrir o placar. Culpa também de boas defesas do goleiro Marcelo Lomba.

Enquanto isso, o Bahia esperava os contra-ataques para assustar. Com Gabriel bem marcado na ponta direita, Paulo Roberto Falcão inverteu o posicionamento do atacante com Lulinha. Com a mudança, a zaga do Vitória da Conquista se perdeu e o Tricolor esteve perto do gol, mas falhou nas finalizações do próprio Lulinha e de Júnior.

Gol e ferrolho do Conquista

Na volta do intervalo, o Bahia tentou mudar a cara do jogo, mas não conseguiu. O Vitória da Conquista manteve o volume e não demorou muito para abrir o placar. Após confusão na área, Madson tentou afastar o perigo, mas a bola sobrou para Carlinhos, que bateu preciso no canto do goleiro Marcelo Lomba.

Após o gol, Falcão fez duas mudanças para mudar o sistema de jogo do Bahia. Magno e Júnior saíram para as entradas de Hélder e Vander. Com as substituições, os laterais ganharam mais liberdade. No entanto, os cruzamentos feitos não encontravam atacantes de referência na área.

Com a vantagem no placar, o Vitória da Conquista decidiu recuar, fechar os espaços do Bahia e apostar nos contra-ataques para tentar ampliar. Falcão ainda apostou na entrada de Ciro para tentar furar o bloqueio do Bode, mas o que prevaleceu foi o esquema montado por Elias Borges, que garantiu a vitória e reverteu a vantagem do Bahia na semifinal do Campeonato Baiano.



Leia também no VCN: