A Tarde
No 5º Centro de Saúde, na Avenida Centenário, o movimento de pessoas foi intenso neste sábado, 05, dia da abertura da 14ª edição da Campanha Nacional de Vacinação contra o vírus influenza, causador da gripe. Dentre os grupos do público-alvo – formado por idosos, crianças entre seis meses e 2 anos, gestantes, indígenas e profissionais da área de saúde –, houve mais atendimentos para os dois primeiros.
A ação vai até o dia 25 e tem por meta imunizar mais de 2,2 milhões de pessoas na Bahia. Em Salvador, a expectativa é que cerca de 331 mil pessoas sejam imunizadas. A vacina contra a gripe não tem contraindicações e está disponível em 7.500 postos fixos e móveis em todo o Estado.
Na abertura da campanha, o secretário estadual da Saúde, Jorge Solla, chamou a atenção para a importância da imunização nesta época do ano. “É quando a temperatura diminui e as pessoas tendem a ficar mais confinadas, em contato com outras, o que facilita a circulação do vírus”, explicou.
Segundo a secretária municipal da Saúde, Tatiana Paraíso, a imunização do público-alvo gera proteção para toda sociedade. “Esses grupos podem ter a forma mais grave da doença. Imunizando-os, estamos protegendo também as outras pessoas, já que diminui a circulação do vírus”, ressaltou.
Imunizados
O aposentado Remilson Domenech, 83 anos, afirmou que busca a imunização desde o início da campanha, há 14 anos. “Não lembro da última vez em que tive gripe. Sempre tomei a vacina, pois a verdadeira medicina é preventiva, não curativa”, relatou. O empresário Paulo Fontes levou o filho, o pequeno Paulo Fontes Júnior, 1 ano, para se vacinar logo no primeiro dia da campanha. “Até hoje, ele não teve problema de saúde, por isso é importante prevenir sempre”, diz Fontes.
Interior
Em Feira de Santana (a 108 km de Salvador), o movimento nos postos de vacinação na manhã de ontem não foi tão intenso quanto na capital. Mas a meta do município é imunizar cerca de 120 mil pessoas até o final da campanha. Ontem, a população feirense pode se vacinar em 99 postos de saúde e mais 10 pontos extras, instalados em supermercados e escolas.