Redação | Ascom . UESB
Confira fotos dos primeiro dia de provas, que vão até 11 de dezembro, além de dicas oferecidas pela coordenação do vestibular.
Às 8 horas da manhã deste domingo (9), foram fechados os portões e dada partida a mais uma série de exames para o Vestibular 2013 da Uesb. Meia hora antes já era grande a movimentação de candidatos, no campus de Vitória da Conquista. Para atender a grande demanda de passageiros em Conquista, as duas empresas que operam no transporte coletivo na cidade, Vitória e Serrana, estarão disponibilizando horários especiais durante todo o dia. A reportagem do Blog do Marcelo foi lá e registrou imagens exclusivas:
Uesb oferece dicas e conselhos aos candidatos
Quem nunca parou para pensar sobre a concorrência às vésperas de um processo seletivo muito importante, como o Vestibular Uesb 2013? Em momentos decisivos desse tipo, os números e suas diferentes formas de projeção passeiam por entre os pensamentos. Dez, 20, 30, 50, 100 candidatos por vaga, de escolas públicas e particulares, que estão fazendo a prova pela primeira vez ou que já são veteranos, que estudaram muito ou estão nessa apenas por experiência. Se você aceita um bom conselho, procure tirar todas essas coisas da cabeça e concentrar-se somente nos detalhes que cercam a prova. Afinal, por melhor nivelada que seja a concorrência, o seu principal oponente, no fim das contas aquele que pode de fato derrotá-lo, é você mesmo.
Vestibular, como qualquer etapa importante da vida, é antes de tudo uma questão de confiança. E existem cuidados básicos antes da prova, que se não forem observados cuidadosamente, podem afetá-la. Por isso, se você não mora em Vitória da Conquista, Jequié ou Itapetinga, procure saber com o máximo de antecedência possível como vai ser o esquema de transporte para o vestibular nessas três cidades. O que é melhor? Ir de ônibus, táxi, mototáxi, carona? Em Vitória da Conquista, por exemplo, não existe serviço de mototáxi. A escolha certa depende do local onde você esteja hospedado. No site do Vestibular Uesb 2013, aliás, é possível encontrar boas dicas de locais para ficar. E não se esqueça: a Universidade está conectada a você também através das redes sociais para ajudá-lo a esclarecer qualquer dúvida. Para interagir no twitter, por exemplo, utilize a hashtag #VestibularUesb.
Você já estudou bastante e fez tudo que poderia ter feito. É hora de manter a calma e diminuir o ritmo para chegar com fôlego na “maratona”. Afinal, encarar quatro horas de prova durante três dias consecutivos é bem desgastante. Evite períodos longos de estudo. Faça, no máximo, revisões pontuais e procure relaxar, distrair-se, mas com equilíbrio, sem perder o foco. Nada de noitadas, consumo de álcool e outros excessos.
Fique bastante atento aos cuidados para a hora da prova. Leve um documento oficial com foto, o cartão de confirmação da inscrição, caneta azul ou preta, lápis e borracha. Não consuma alimentos que possam causar desconforto intestinal, nem altere sua rotina alimentar. E lembre-se: o vestibular tem regras próprias, definidas pelo Edital 166/2012, e essas regras estão bem explícitas no manual do candidato. Em todos os locais de prova, os portões serão abertos às 7h30 e fechados às 8 horas, conforme o horário da Bahia, que está fora do horário brasileiro de verão. Dispositivos eletrônicos de qualquer tipo, além de bonés, chapéus e utilitários afins não serão permitidos.
Todos esses e outros cuidados solidificam a confiança. E somente um bom nível de confiança vai fazer com que você controle o seu tempo na hora do vestibular. Nesse sentido, vale um outro alerta. Cuidado com estratégias perigosas, como redigir a redação diretamente na folha definitiva. Esse é um risco absolutamente desnecessário. A redação tem peso máximo para todas as áreas e pode eliminá-lo do processo seletivo. Utilize o rascunho, revise o texto e deixe pelo menos 20 minutos para transcrever na folha definitiva. Na prova objetiva, se travou em determinada questão, circule-a e passe para outra.
A Uesb deseja a todos um excelente Vestibular e, desde já, coloca-se à disposição para esclarecer qualquer tipo de dúvida. Para isso, você pode entrar em contato com a Comissão Permanente de Vestibular (Copeve) pelos seguintes telefones: (73) 3526-9665 (Jequié); (77) 3424-8757 (Vitória da Conquista), e (77) 3261-8604 (Itapetinga). Por Patrício Ribeiro.
















@vitoriadaconquistanoticias
Grupo WhatsApp