WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
hospital samur

vic park vitoria da conquista

secom bahia

diamantina toyota

pel construtora

pmvc

sonnar

cmvc

fainor

unimed sudoeste

sufotur

herrera hair institute

VCA rede axegu

vca construtora

natanael a honra do cla

Daniel Castro: Canal pago infantil da Globo tem audiência medíocre

R7

Lançado em junho para competir com canais que dominam os rankings de audiência e justificar o fim da programação infantil diária da Rede Globo, o Gloob ainda não decolou. É o que revela um ranking inédito de audiências do Ibope, obtido com exclusividade pelo blog.

Na média anual de audiência dos canais pagos desde 15 de junho, quando o Gloob estreou, entre assinantes de todas as idades, o canal infantil ocupa uma modesta 48ª posição, empatado com a TV Justiça, que transmite sessões do julgamento do mensalão. Esse ranking, mesmo incluindo adultos, é liderado por canais infantis: Discovery Kids e Cartoon Network. Quando recortado apenas o público infantil, de 4 a 11 anos, na média de 15 de junho a 30 de novembro, o Gloob se sai um pouco melhor. Aparece em 13° lugar, porém atrás de canais tidos como para o público adulto: Fox, Megapix, Sportv, TNT, Telecine Pipoca, FX e Space. Nos rankings mensais, o Gloob não evoluiu muito.

Em agosto, quando estreou na medição do Ibope, entre o público de todas as idades, na média das 7h à meia noite, o Gloob ocupava a 43ª posição, com 0,03 ponto no Ibope, o que dá algo em torno de 13,5 mil telespectadores por minuto. Em outubro, no mesmo perfil de audiência, o Gloob cresceu para 0,04 ponto (18 mil) e subiu para a 38ª posição, mas continuou empatado com a TV Justiça. Em novembro, manteve a mesma audiência, porém subiu uma posição e deixou a TV Justiça para trás. Considerando-se apenas o público infantil, o Gloob fechou novembro em 11° lugar. Líder de audiência entre todos os públicos da TV paga, o Discovery Kids tem dez vezes mais audiência do que o Gloob: 184,5 mil telespectadores por minuto.

Entre os fatores que justificam a não decolagem do Gloob, apesar de o canal de ter sido lançado pelas principais operadoras, estão a concorrência em um mercado já saturado, ocupado por players fortíssimo (Disney, Cartoon, Discovery), que detêm o melhor do conteúdo disponível para o público infantil. Seu diferencial, o conteúdo nacional, ainda é restrito a duas séries. Enfim, falta conteúdo ao Gloob.

“He-Man e os Mestres do Universo” é uma das principais atrações na grade do canal

Outro lado

O Gloob, naturalmente, discorda da avaliação de que não tenha decolado. “O Gloob está numa curva ascendente de audiência desde o seu lançamento. Temos apenas cinco meses no ar e, desde o início do projeto, sabíamos que o mercado é de forte concorrência, mas temos uma visão de longo prazo para o canal e não temos dúvidas que estamos conquistando nosso espaço entre as crianças”, afirmou em nota ao blog.

O canal contesta os dados obtidos pelo blog. Diz que não é possível analisar os dados entre 15 de junho, quando estreou, e julho, “pois a audiência do Gloob começou a ser publicada apenas a partir do dia 1° de agosto”. “No período de 1/8 a 30/11, o Gloob ficou na 12º entre as crianças. Vale registrar que todos os canais citados entre os não-infantis são top 10 no ranking da TV por assinatura, com forte apelo entre as crianças e a família, e já estamos entre os top 10 na primeira faixa nobre infantil”. O Gloob informa que está investindo em mais conteúdo brasileiro. “Temos outros projetos nacionais fechados, entre eles uma nova série de dramaturgia”, anuncia.



Leia também no VCN: