Agência Câmara
Parlamentar assinalou que setor passa por dificuldades, o que exige a adoção de políticas para proteger as atividades e os empregos.
A Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público realizará, nesta terça-feira (18), audiência pública para debater a crise no polo calçadista da Bahia. O Deputado Daniel Almeida (PCdoB-BA . foto), que solicitou a realização da audiência, afirmou que em 2011 foi feita pela comissão uma concorrida audiência pública, que discutiu a crise no polo calçadista no País, sobretudo as ameaças de fechamento de algumas unidades de produção, a exemplo da Fábrica de calçados Vulcabras Azaléia do município de Itapetinga (BA).
“Esta empresa é uma das maiores do setor calçadista do País, com mais de 35 mil operários no Brasil e exterior. Decorridos, quase dois anos, o fantasma das demissões volta a assustar os trabalhadores da micro região de Itapetinga e, coincidentemente, na mesma época – às vésperas do Natal. A Vulcabrás-Azaleia, anuncia que irá desativar as suas unidades até o final deste ano”, explica o parlamentar.
O deputado assinalou ainda que o setor passa por dificuldades, o que exige a adoção de políticas para proteger as atividades e os empregos. “São necessárias algumas medidas, como a elevação de alíquotas para importação de calçados de países da Ásia que estão invadindo o mercado brasileiro. Podem ser medidas no sentido de estabelecer cotas para a entrada desses produtos e outras medidas que o governo tem adotado para setores que passam por dificuldades, como isenção tributária, elevação de acesso a crédito para favorecer os investimentos.”
Debatedores
Foram convidados para a audiência:
– secretário da Indústria, Comércio e Mineração da Bahia, James Correa;
– secretário da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte da Bahia (Setre), Nilton Vasconcelos;
– presidente da União Geral dos Trabalhadores (UGT), Ricardo Patah;
– presidente da Central dos Trabalhadores do Brasil (CTB), Wagner Gomes;
– presidente da Central Única dos Trabalhadores (CUT), Vagner Freitas de Moraes;
– presidente do Conselho Representativo das Instituições de Itapetinga (BA), Robert Araújo Silva;
– presidente da Força Sindical, Paulo Pereira da Silva;
– presidente nacional do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), Zenaide Honório;
– presidente da Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados), Milton Cardoso;
– presidente da Câmara de Vereadores de Itapetinga (BA), João de Deus Filho;
– vereador na Câmara de Itapetinga (BA), Gilson de Jesus.
Também foram convidados representante do Ministério do Trabalho e Emprego; e do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, além dos prefeitos dos municípios baianos: Itapetinga, José Carlos Cruz Cerqueira Moura; Itororó, José Adroaldo Silva de Almeida; Iguaí, Ronaldo Moitinho Santos; Ibicuí, Claudio Dourado; Potiraguá, Olinto Alves Moreira; Itarantim, Gideão Soares Mattos; Itambé, Moacir Santos Andrade; Macarani, Antônio Carlos Macedo de Araújo; Firmino Alves, José Agnaldo dos Santos; Caatiba, Osmar Souza Barbosa. A reunião será realizada a partir das 16 horas, no Plenário 12.