WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
hospital samur

vic park vitoria da conquista

secom bahia

diamantina toyota

pel construtora

pmvc

sonnar

cmvc

fainor

unimed sudoeste

sufotur

herrera hair institute

vca construtora

VCA rede axegu

natanael a honra do cla

Incêndio em depósito no Polo de Camaçari está controlado

fonte_atarde_3A Tarde

O incêndio teve início na vegetação do local e rapidamente se espalhou  para o depósito. Algumas outras áreas verdes no entorno também foram atingidas.

O fogo que atingiu o depósito externo da fábrica Bahia Specialty Celulose (BSC), no Polo Petroquímico de Camaçari, neste sábado, 22, ainda não havia sido completamente extinto na manhã deste domingo, 23, mas a situação estava sob controle. “Ainda há um resto de madeira queimando e o fogo só vai acabar quando ela terminar de se consumir. Da maneira que está, não adianta jogar água, é mais inteligente esperar o fim do combustível”, explicou o supervisor responsável pela área, Denizer Marques.

Mais de 50 mil metros cúbicos de madeira foram destruídos no incêndio, representando cerca de 80% do estoque. Brigadas de incêndio da BSC e alguns oficiais do corpo de bombeiros patrulhavam a área para conter qualquer possível novo foco. Estima-se que a área queimada corresponda a aproximadamente 10 mil metros quadrados. “Ainda não calculamos o prejuízo, mas sem dúvida foi bem grande”, afirmou Marques.

“A madeira que estava aqui fazia parte de uma reserva extra, especialmente estocada para o caso de haver algum problema que impedisse os carregamentos de chegarem à fábrica. Como é um período de feriado e a empresa queria evitar o tráfego das carretas pelas estradas, havia mais madeira no pátio”, afirmou o conselheiro especializado em incêndios florestais do Comitê de Fomento Industrial de Camaçari (Cofic), Carlos Borges.

Ele ainda elogiou a atuação dos bombeiros e da brigada de incêndio e afirmou que situações como essa são passíveis de acontecer. “É por isso que a madeira fica estocada numa área externa, longe da fábrica e onde não haja perigo causar maiores danos às pessoas ou à estrutura do local”, afirma. O pouco estoque que não foi atingido pelo fogo estava sendo transportado para consumo imediato na fábrica.

Segurança

O incêndio teve início na vegetação do local e rapidamente se espalhou  para o depósito. Algumas outras áreas verdes no entorno também foram atingidas, mas não houve vítimas. No sábado, quando a situação era extrema, as chamas chegaram a atingir quase 20 metros de altura. Brigadistas especiais do Polo Petroquímico e membros do Corpo de Bombeiros de Camaçari e Salvador juntaram esforços para controlar o fogo.

Um cuidado especial foi tomado para impedir que as chamas atingissem a linha elétrica. De acordo com funcionários da empresa BSC, a Coelba (Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia) foi informada e mantida de sobreaviso, mas não foi necessário interromper o fornecimento de energia.

Alguns empregados, que preferiram não se identificar, se queixaram da falta de hidrantes no local. Segundo informaram, o equipamento poderia ter evitado que o fogo se alastrasse da vegetação para o depósito, o que minimizaria as perdas. As causas do incêndio ainda não foram identificadas.



Leia também no VCN: