WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
hospital samur

vic park vitoria da conquista

secom bahia

diamantina toyota

pel construtora

pmvc

sonnar

cmvc

fainor

unimed sudoeste

sufotur

herrera hair institute

VCA rede axegu

vca construtora

natanael a honra do cla

Após reclamação da RBR, FIA vai investigar aerofólio traseiro da McLaren

do Globoesporte

No entanto, equipe inglesa diz que seu carro está dentro do regulamento

Desenho da asa traseira da McLaren e integração com a tampa do motor causam polêmica na F-1

A Federação Internacional de Automobilismo (FIA) pediu esclarecimentos à McLaren sobre sua asa traseira, após reclamação da RBR. O problema seria o desenho da tampa do motor e sua influência no aerofólio. Isto reduz o arrasto aerodinâmico e melhora a velocidade final do carro em aproximadamente 10 km/h. Se a peça for reprovada antes da primeira corrida de 2010, no dia 14 de março, no Bahrein, a equipe inglesa não poderá usar a inovação.

Com a asa polêmica, a McLaren foi a melhor na última sessão de testes coletivos da pré-temporada da Fórmula 1, realizada no circuito de Barcelona na semana passada. A situação lembra os problemas causados pelos difusores duplos, lançados na temporada passada por três equipes – Brawn GP, Williams e Toyota.

– Existe um pouco de barulho sobre a asa traseira da McLaren. Eles têm uma fenda que afeta o fluxo de ar e melhora a velocidade final em linha reta. Acho que isso será resolvido antes da primeira corrida. Pedimos esclarecimentos à FIA, mas acho que a Ferrari está mais em cima do assunto do que nós, para falar a verdade – diz Christian Horner, chefe da RBR, em entrevista ao jornal inglês “Daily Telegraph”.

No ano passado, apesar dos protestos de Ferrari, RBR e McLaren, o difusor duplo foi declarado dentro do regulamento. Jenson Button, da Brawn GP, venceu seis das sete primeiras corridas e conseguiu uma vantagem decisiva no campeonato. Segundo Horner, a questão atual não chega perto da polêmica de 2009, mas admitiu que sua equipe está trabalhando em uma peça similar, caso ela seja considerada legal.

– Basicamente, se você fizer isso, diminui o arrasto e ganha velocidade em reta. É algo que tem sido feito ao longo dos anos, mas com os separadores de asa, isso supostamente não poderia acontecer. Nossa pergunta, em último caso, será: “É um desenho inteligente ou uma violação das regras?” Eles devem confiar na legalidade. Acho que será liberado.

McLaren diz que asa está dentro do regulamento

No entanto, a McLaren acredita que não existirão problemas com a legalidade do projeto de sua asa traseira. A equipe inglesa minimizou as reclamações da RBR e afirmou que o desenho do MP4/24 está dentro do regulamento.

– Estamos muito confiantes de que nosso carro é inteiramente legal e não tememos protestos. Aliás, falamos com a Ferrari nesta manhã e eles disseram que não fizeram protestos sobre o aerofólio – diz uma porta-voz da McLaren à revista inglesa “Autosport”.

A Ferrari confirmou que não pretende levar a questão adiante e afastou a possibilidade de fazer um protesto formal na FIA.



Leia também no VCN: