do Info Online
Sob mandato judicial, Polícia da California invadiu a casa e o carro de Jason Chen, editor da Gizmodo, na busca de provas para o processo da Apple.
Autoridades recolheram computadores, câmeras digitais, um celular e outros itens do editor de blog que publicou fotos e detalhes de um protótipo de iPhone perdido.
Uma força tarefa formada por diversas agências de segurança entrou na casa e no carro do editor e blogueiro do Gizmodo Jason Chen, de acordo com comunicado e documentos divulgados pelo Gizmodo.
O mandado que permitiu a invasão, emitido por um tribunal superior de San Mateo County, afirma que os computadores e outros dispositivos foram usados para cometer um crime. Steve Wagstaffe, porta-voz do escritório de advocacia de San Mateo County, confirmou a autenticidade do mandado.
Membros do Rapid Enforcement Allied Computer Team levaram diversos computadores, discos rígidos, câmeras digitais, celulares e outros gadgets, além da fatura do cartão de crédito de Chen e copias de seus cheques.
Na semana passada, o Gizmodo causou furor quando publicou fotos de um dispositivo da Apple que parecia ser um iPhone de próxima geração. As imagens haviam sido encontradas em um bar em Redwood City, que faz parte do condado de San Mateo, e foram vendidas por 5 mil dólares por um desconhecido ao Gizmodo, um popular blog de tecnologia controlado pela Gawker Media.
Após Chen, de 29 anos, publicar as fotos e detalhes sobre o aparelho, a Apple admitiu que o dispositivo pertencia à companhia, e o Gizmodo devolveu o material.
A Gawker Media alega que a lei da Califórnia, que protege jornalistas de devolver conteúdo não identificado ou não utilizado a oficiais de justiça durante uma apuração, defende a propriedade de Chen.
“Os blogueiros são jornalistas? Acho que logo descobriremos”, disse Nick Denton, CEO da Gawker Media, em e-mail enviado à Associated Press.
















@vitoriadaconquistanoticias
Grupo WhatsApp