WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
hospital samur

vic park vitoria da conquista

secom bahia

diamantina toyota

pel construtora

pmvc

sonnar

cmvc

fainor

unimed sudoeste

sufotur

herrera hair institute

vca construtora

VCA rede axegu

natanael a honra do cla

Timão leva susto, mas Ronaldo e Souza garantem vitória na estreia do Campeonato Brasileiro 2010

do Globoesporte.com

De virada, Alvinegro derrota o Atlético-PR por 2 a 1 e larga bem no Brasileiro

O Corinthians levou um susto em sua estreia no Campeonato Brasileiro, mas teve garra para conquistar a virada por 2 a 1 sobre o Atlético-PR na tarde deste domingo, no estádio do Pacaembu. A equipe paranaense chegou a ficar com dois jogadores a menos por conta das expulsões do meia Paulo Baier e do goleiro Neto. Melhor para o Timão, que bombardeou o rival e conseguiu a vitória.

Antes do apito inicial, novos protestos contra o técnico Mano Menezes. Assim como no sábado, no treinamento no Parque São Jorge, parte da torcida o chamou de medroso e gritou: “Não é mole não, o Brasileiro virou obrigação”. Mas em determinado momento do jogo, o treinador deixou em campo todos os atacantes: Ronaldo, Jorge Henrique, Dentinho, Iarley e Souza. Esse último, aliás, foi decisivo. Além de ter anotado o gol de empate do Corinthians, o atacante foi quem sofreu o pênalti convertido por Ronaldo e que decretou a virada alvinegra.

Na próxima rodada do Campeonato Brasileiro, Corinthians e Atlético-PR atuam no domingo, dia 16 de maio. A equipe do Parque São Jorge visita o Grêmio, às 16h (de Brasília), no estádio Olímpico, em Porto Alegre. Já o time de Curitiba recebe o Guarani, às 18h30m (também de Brasília), na Arena da Baixada.

Que vacilo!

O Corinthians ignorou a pressão da torcida pela eliminação na Taça Libertadores da América e foi para cima do Atlético-PR, assim como fez na última quarta-feira, contra o Flamengo. Só que dessa vez o ritmo alvinegro foi menos intenso. Até por isso, talvez, os donos da casa tiveram dificuldades, apesar do volume, em chutar para o gol.

Ronaldo chegou a tentar de longe aos oito minutos, mas pegou mal na bola. Bom mesmo foi o passe do Fenômeno para Dentinho, aos 11. O camisa 9 rolou de calcanhar para o jovem atacante chutar prensado com a zaga do Furacão. O time paranaense, aliás, não conseguia sequer passar do meio-campo.

Não à toa, a primeira chance do Atlético-PR saiu apenas aos 20 minutos, quando Alan Bahia arriscou de fora da área e mandou por cima do gol de Felipe. Embora jogasse bem, um dos principais problemas do Corinthians, além da falha na finalização, era a criação, especialmente por parte do meia Danilo.

Com muitos erros de passe, o camisa 10 irritou a torcida. Se continuar assim, Bruno César, recém-contratado do Santo André, não terá dificuldade para ganhar a posição. Sem penetrar tanto na área adversária, o Timão tentou duas vezes em cobranças de falta. Ronaldo mandou longe, aos 21, e Neto defendeu a de Chicão, aos 33.

O Atlético-PR, em mais um espasmo de bom momento, quase abriu o placar aos 41, quando Chico cabeceou para fora após falta cruzada por Paulo Baier. E por falar no meia, ele acabou expulso um minuto depois. O jogador já tinha amarelo, colocou a mão na bola, levou o segundo amarelo e, consequentemente, o vermelho.

– Ele está de perseguição comigo – reclamou Baier na saída do campo. O árbitro Marcelo de Lima Henrique havia expulsado o meia também na Copa do Brasil, no primeiro jogo do Atlético-PR contra o Palmeiras, pelas oitavas de final.

Mas quando parecia que as coisas iriam melhorar para o Corinthians, o Furacão surpreendeu. Aos 46 minutos, Wagner Diniz cobrou falta para dentro da área tentando servir ao atacante Javier Toledo. Mas a bola passou por todo mundo e entrou direto no gol de Felipe, que saiu mal e não conseguiu evitar o primeiro gol dos paranaenses (veja no vídeo acima).

Ataque resolve

Com um jogador a mais e em desvantagem no placar, o técnico Mano Menezes optou por colocar mais um atacante no Corinthians. Na volta para o segundo tempo, Souza entrou no lugar do lateral-direito Alessandro. Do lado do Atlético-PR, o treinador Leandro Niehues sacou o atacante Javier Toledo e mandou o meia Netinho a campo.

A alteração alvinegra, porém, surtiu mais efeito e por muito pouco o Timão não empatou aos dois minutos. Depois de chute colocado de Danilo, Neto fez boa defesa, mas a bola sobrou para Elias. Livre na pequena área, o volante chutou e viu o zagueiro Rhodolfo salvar em cima da linha.

Se no primeiro tempo faltava ao Corinthians finalizar, no segundo os jogadores resolveram tirar o atraso. Especialmente Roberto Carlos. Em duas cobranças de falta, ele deu dois belos sustos no goleiro adversário. Aos oito e aos dez. Nessa última oportunidade, o camisa 1 teve de espalmar por cima.

O gol de empate do Timão estava esquentando. Até pela apatia do Atlético-PR, que recuou muito por ter um jogador a menos em campo. Aos 11 minutos, por exemplo, Dentinho chegou à área batendo forte. E o Furacão foi salvo por Leandro. Mas aos 13 minutos, ninguém do time paranaense conseguiu segurar o Alvinegro.

Roberto Carlos avançou pela esquerda e rolou no meio para Ronaldo. O camisa 9 fez belo corta-luz e deixou a bola para Souza. Na entrada da área, ele dominou, girou e bateu colocado, sem chance para Neto: 1 a 1 (confira acima). O gol era para ter feito o Timão aumentar o ritmo em busca da virada, mas o fato de o Furacão avançar impediu isso.

Só que a vantagem do Corinthians em número de jogadores aumentaria aos 24 minutos e deixaria a equipe mais à vontade ainda. Depois de lindo lançamento de Chicão, Dentinho driblou o goleiro Neto e foi derrubado fora da área. O árbitro o expulsou direto por considerar que o atacante corintiano faria o gol.

Começou então o bombardeio do Timão contra o Atlético-PR. Roberto Carlos, Souza, Ronaldo, Jucilei, Iarley, Elias, Jorge Henrique… Todos tentavam de alguma maneira anotar o segundo gol do time anfitrião. Mas foi preciso um pênalti para ele sair. Aos 37, Souza foi derrubado por Alan Bahia na pequena área. Ronaldo bateu, marcou e deu a vitória o Corinthians.



Leia também no VCN: