WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
secom bahia

pmvc

diamantina toyota

hospital samur

pel construtora

herrera hair institute

VCA Yah Kahakai

VCA Verso

litiz motos yamaha

camara vc cmvc

auad medical

natanael a honra do cla

‘Buzz’ integra Gmail à redes sociais

do Info Online

O Google apresentou hoje, em Mountain View, novos recursos para seu serviço de webmail que, na prática, transformam o Gmail em uma rede social.

Chamado de Google Buzz, o conjunto de características permite aos usuários do Gmail acompanhar numa só tela seu webmail e atualizações de amigos em serviços sociais, como Twitter e Facebook.

Além disso, é possível importar conteúdos postados no Flickr, YouYube, Picasa Web, Blogger, Google Reader e outros leitores de RSS. Todos estes conteúdos aparecem numa barra à esquerda dos e-mails e permite ao usuário checar o que seus contatos do Gmail andaram publicando, escrevendo, fotografando ou tuitando.

A aposta do Google é na facilidade de uso da ferramenta e no fato dela agregar vários serviços que o usuário costuma consultar separadamente na web. Não é preciso cadastrar ninguém ou convidar contatos para sua lista de amigos. Todos os usuários de Gmail com quem você já trocou mensagens aparecem automaticamente na lista do Buzz.

É possível, no entanto, definir regras de privacidade, decidindo para quem você deseja ou não deseja exibir seus posts e fotos via Google Buzz. A plataforma permite ainda recomendar conteúdo publicado por amigos colocando uma etiqueta “gostei” sobre determinada foto, vídeo ou tuíte.

Baseado nas escolhas do usuário, o Buzz passa a valorizar mais os conteúdos que o internauta costuma gostar e ocultar atualizações de amigos que o usuário supostamente não consideraria muito relevante.

Comentários sobre conteúdos publicados podem ser feitos entre contatos no Gmail, o que confere certa interação aos amigos que exibem conteúdo entre si no Google Buzz.

A plataforma Buzz tem também versão mobile, o que permitirá consultar essas informações em smartphones compatíveis, como os que embarcam sistema operacional Android.

No caso da versão mobile, no entanto, é possível ainda habilitar funções de geottaging, identificando a localização de fotos tiradas pelo celular ou mostrando quais contatos de sua lista estão na mesma cidade que você. Este recurso, porém, exige que o smartphone tenha GPS.

De acordo com o Google, os recursos do Buzz serão liberados gradualmente a toda base de usuários do Gmail. Este processo pode levar algumas semanas para ser completo.

A plataforma Buzz tem algumas similaridades com o Google Wave, que prometia integrar numa só interface todos os serviços online que os usuários costumam usar. Complexo de usar, no entanto, o Wave ainda tem poucos usuários e enfrente dificuldades para popularizar-se.

Leia também no VCN: