WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
secom bahia

pmvc

diamantina toyota

hospital samur

pel construtora

herrera hair institute

VCA Verso

VCA Yah Kahakai

litiz motos yamaha

camara vc cmvc

auad medical

natanael a honra do cla

Vancouver 2010: Federação do luge diz que atleta morto foi responsável pelo próprio acidente

do Globoesporte

Segundo entidade que rege o luge, Kumaritashvili entrou tarde na última curva e, embora tenha tentado corrigir o problema, perdeu o controle

Organização começa a instalar muro de proteção

A Federação Internacional de luge disse, neste sábado, que a causa da morte do georgiano Nodar Kumaritashvili foi um erro do próprio atleta e não um problema da pista de Whistler, considerada uma das mais rápidas do mundo. Os organizadores dos Jogos Olímpicos de Inverno de Vancouver, no entanto, instalaram um muro de madeira entre a pista e os postes para que os competidores possam entrar em ação neste sábado. A competição está prevista para começar às 23h (de Brasília).

– Não havia indicação alguma de que o acidente foi causado por deficiências na pista. Ele entrou tarde na última curva e, embora tenha tentado corrigir o problema, acabou perdendo o controle do trenó e sofreu o trágico acidente – disse a Federação, em comunicado oficial.

O muro de proteção, entre a pista e as pilastras de metal, onde Kumaritashivili morreu, foi instalado mais como uma medida “psicológica” para que os atletas possam competir com tranquilidade.

– Nós ainda queremos que haja competição, mas temos que respeitar os atletas, que estão abalados com a morte de um amigo. Por isso queremos ter certeza de que eles terão condições de entrar na pista com confiança – disse Tim Gayda, vice-presidente do Comitê Organizador de Vancouver-2010.

O acidente aconteceu na última curva do circuito, batizada de Thunderbird, na sessão final de treinos antes da competição. Nodar decolou com seu trenó a cerca de 140 km/h e se chocou com postes de metal que cercavam a pista. Após ser submetido a manobras de ressuscitação, o atleta georgiano, de 21 anos, foi levado ao centro médico de ambulância e depois transferido de helicóptero. Mas ele não resistiu e faleceu.

Leia também no VCN: