WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
secom bahia

pmvc

diamantina toyota

hospital samur

pel construtora

herrera hair institute

VCA Verso

VCA Yah Kahakai

litiz motos yamaha

camara vc cmvc

auad medical

natanael a honra do cla

Terremoto no Chile: Lula se encontra com Michelle Bachelet em Santiago

do G1

Presidente viajou ao Chile para discutir ajuda ao país. Terremoto atingiu Chile na madrugada de sábado (27).

Lula e comitiva são recebidos no aeroporto de Santiago por Michelle Bachelet

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reúne nesta segunda-feira (1º) com a presidente chilena, Michelle Bachelet. Ele chegou ao país, que foi atingido por um terremoto na madrugada de sábado (27), por volta das 18h desta segunda, vindo de Montevidéu.

Ajuda financeira

Lula foi recebido no aeroporto internacional Arturo Merino Benítez, em Santiago, pela presidente. Em Montevidéu, antes de embarcar para Santiago, o presidente afirmou que o Brasil está disposto a enviar ajuda financeira ao Chile.

“Neste momento, o que o Brasil puder fazer pelo Chile, nós vamos fazer. Neste momento, é o momento da solidariedade. (…) A primeira necessidade agora é tentar descobrir se tem gente embaixo dos escombros, ainda, gente desaparecida, tentar encontrar e, depois, ajudar na reconstrução”, disse.

O governo brasileiro já anunciou que irá enviar um hospital de campanha da Marinha ao centro da tragédia. Equipes de busca e salvamento serão levadas por aeronaves da Força Aérea Brasileira (FAB). Essas equipes serão mobilizadas pela Secretaria Nacional de Defesa Civil.

O presidente informou ainda que está sendo discutida a possibilidade de o governo providenciar o traslado de brasileiros que estão no Chile.

“Vamos ver se a gente consegue articular com o governo chileno a possibilidade de transitar os aviões e poder buscar algumas pessoas e, quem sabe, levar até chilenos que estão no Brasil. Mas isso depende de um acordo com o governo chileno para que a gente também não faça nada precipitado, fora da orientação do governo chileno.”

Leia também no VCN: