do Info Online
O McDonald´s negocia com o Facebook para explorar o recurso de geolocalização como ferramenta de marketing.
Como no Foursquare, a ferramenta de geolocalização que está sendo preparada para o Facebook permitirá ao usuário informar aos outros participantes da rede social onde ele está no momento. No Foursquare, o usuário faz o “check-in” quando chega a um lugar, como um café ou restaurante, por exemplo.
Quando a ferramenta estiver ativada no Facebook, o que está previsto para este mês, os clientes do McDonald´s poderão registrar sua chegada à lanchonete e publicar uma foto do lanche que estão comendo. Uma outra possibilidade que os marketeiros podem explorar nesse tipo de ferramenta é o oferecimento de cupons de desconto aos clientes que estiverem no local.
Algumas empresas já estão investindo em campanhas de marketing que exploram o recurso de geolocalização. A Pepsico, por exemplo, desenvolveu um aplicativo para o iPhone que tem como base o serviço Foursquare que ver no mapa quais estabelecimentos oferece os produtos da marca.
A rede de cafeterias Starbucks também está investindo no Foursquare. Os clientes que fazem o “check-in” no Starbucks mais de cinco vezes ganham uma “medalha de barista”. Por enquanto, isso não se reverte em nenhum prêmio em produtos ou dinheiro.