WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
hospital samur

vic park vitoria da conquista

secom bahia

diamantina toyota

pel construtora

pmvc

sonnar

cmvc

fainor

unimed sudoeste

sufotur

herrera hair institute

vca construtora

VCA rede axegu

natanael a honra do cla

Cinco alternativas ao MS “Office 2010”

do Info Online

A Microsoft lançou ontem o Office 2010 para o mercado corporativo. No mês que vem, a empresa disponibiliza a suíte para o usuário final.

A empresa de Bill Gates ainda não disse quanto custará o pacote. Um leitor, no entanto, já se adiantou e me escreveu um e-mail. Disse, em poucas linhas, que não gastará um centavo sequer com a nova edição da suíte, nem se ela custar 50 reais. O leitor não parou por aí e perguntou: quais suítes eu posso usar sem gastar nenhum tostão?

Para responder a pergunta do leitor, dei uma fuçada no Downloads INFO e descobri cinco bons aplicativos. Eles não são iguais ao Office da Microsoft, mas oferecem ferramentas básicas e avançadas para a edição de planilhas, textos e apresentações. E, de quebra, abrem arquivos do Office. Conheça-os:

BrOffice

BrOffice: desenvolvido com código aberto, o BrOffice tem os mesmos aplicativos e uma interface bastante parecida com a do Microsoft Office. O pacote – com editores de textos, tabelas, apresentações e banco de dados – já corrige os textos usando as novas regras ortográficas da língua portuguesa.

IBM Lotus Simphony

IBM Lotus Simphony: um pacote de escritório com um visual bastante bonito e intuitivo. Tem um sistema de abas que facilita a navegação entre planilhas, documentos de textos e apresentações abertas. Um dos destaques do Symphony é seu conjunto de clip arts para ilustrar os documentos.

Zoho

Zoho: considerado um dos serviços online mais completos da web, o Zoho oferece um pacote com editores de texto, planilhas e apresentações, entre outros. Apesar de funcionar na telinha do navegador, o  webware tem todos os recursos de uma suíte que é instalada no HD do micro. É necessário criar um login para usar o Zoho.

Google Docs

Google Docs: um dos grandes méritos do Google Docs é que ele permite, facilmente, que várias pessoas editem o mesmo documento ao mesmo tempo – não importa se é uma planilha, um texto ou uma apresentação. O webware interage bem com os arquivos do Microsoft Office e, com a ajuda de um plug-in, funciona também offline.

Open IT Online


Open IT Online: sem editores de texto, de planilhas e de apresentação instalados no Windows? Não fique preocupado. Com esse complemento, o Firefox abre os documentos em serviços de edição online, como o Google Docs e o Zoho. Ele funciona com a maioria dos formatos, inclusive, aos tradicionais do Microsoft Office.



Leia também no VCN: