WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
secom bahia

pmvc

pel construtora

hospital samur

diamantina toyota

herrera hair institute

VCA Yah Kahakai

VCA Verso

litiz motos yamaha

camara vc cmvc

auad medical

natanael a honra do cla

Polícia Militar e Transalvador firmam acordo para operarem juntas em blitzes

A Tarde

A Superintendência de Trânsito e Transporte do Salvador (Transalvador) vai participar, juntamente com a Polícia Militar (PM), das  blitzes que se intensificaram na cidade desde o lançamento do Plano de Proteção ao Cidadão, no dia 9 de julho. A decisão saiu de audiência do secretário de Transportes e Infraestrutura (Setin), Euvaldo Jorge, e o superintendente da Transalvador, Renato Araújo, com o secretário da Segurança Pública, César Nunes.

Num encontro que começou às 11 horas desta sexta-feira, 23, e teve meia hora de duração,  na sede da  Secretaria da Segurança Pública (SSP-BA), os gestores municipais e o secretário da Segurança acordaram que a Transalvador será acionada pela polícia para que os agentes de trânsito façam o ordenamento do fluxo de veículos durante as abordagens policiais.

O encontro com César Nunes foi proposto pelo prefeito João Henrique, depois que 36 blitzes (dados da própria PM para a Grande Salvador) congestionaram o trânsito, na última quarta-feira, em vários pontos da capital.

Na ocasião, o titular da Transalvador, Renato Araújo, reclamou dos engarrafamentos, cobrando que o órgão municipal fosse informado sobre as abordagens. Em nota, o prefeito João Henrique chegou a afirmar que as ações da SSP estariam “ultrapassando o limite da razoabilidade, causando enormes engarrafamentos à luz do dia”.

De acordo com César Nunes, o contato para que os agentes de trânsito sejam enviados ao local das blitzes será feito no momento das abordagens, já que as ações são baseadas  em dados de inteligência e informações, não sendo programadas antecipadamente. “Quando tivermos blitzes nos corredores de alto tráfego, nós comunicaremos à Transalvador. Mas as blitzes vão continuar, o plano de segurança vai continuar e vamos partir para cima dos bandidos”, pontuou  Nunes.

O secretário Euvaldo Jorge, da  Setin (órgão ao qual está vinculada a Transalvador), comemorou a decisão. “As blitzes são necessárias, mas precisamos também organizar o trânsito para as pessoas que vão passar ali”, disse.

Resultados – Otimista com o chamado  Plano de Proteção ao Cidadão –  em verdade uma intensificação da ação da PM possibilitada pela aquisição de mais de 1800 viaturas pelo governo do estado – o secretário César Nunes apresentou, na reunião com gestores da Transalvador, as blitzes como parte de um conjunto de ações que, segundo ele, melhorou a segurança pública.
Aliada às abordagens em pontos de ônibus, bares e às  incursões policiais  em locais com grandes índices de criminalidade, as abordagens  resultaram, segundo ele, na menor incidência de roubos a coletivos  desde o ano de 1997.

No índice de homicídios a redução foi de 28% quando comparado o último mês de julho  (1º a 20) com o mesmo período do mês passado (1º a 20 de junho deste ano). “A gente já teve um fim de semana em junho, em que tivemos 12 homicídios. Desses, cinco foram no subúrbio. Aí você  tem agora 21 dias do mês de julho com cinco. Isso é decorrência da ostensividade, dessas novas viaturas que possibilita a mobilidade da polícia”, comemorou Nunes. O secretário afirmou que  Porto Seguro está desde  quinta-feira passada (15/7) sem registrar nenhum homicídio.

O Plano de Proteção ao Cidadão também foi implantado em Feira de Santana, Porto Seguro, Vitória da Conquista e Itabuna.

Leia também no VCN: