WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
secom bahia

pmvc

pel construtora

hospital samur

diamantina toyota

herrera hair institute

VCA Verso

VCA Yah Kahakai

litiz motos yamaha

camara vc cmvc

auad medical

natanael a honra do cla

Corinthians vence com pênalti polêmico, assiste o Fluminense derrapar e assume a pole da Série A

Globoesporte.com

Gol de Ronaldo no Pacaembu revolta cruzeirenses. Atlético-PR chega ao G-4 e rebaixa o Prudente. E Flamengo tem o risco de queda triplicar.

No domingo de decisão na Fórmula 1, Fernando Alonso, o piloto que iniciou o fim de semana no topo da tabela, não foi bem, chegou em sétimo lugar no GP de Abu Dhabi e perdeu o título para Sebastian Vettel, que venceu a prova. No Campeonato Brasileiro, também houve troca de posição na ponta de cima da classificação. Em uma rodada marcada pela polêmica, o Corinthians ultrapassou o Fluminense e assumiu a pole do Nacional a três jogos da bandeirada de chegada da competição. O Timão foi beneficiado pela derrapada do Tricolor diante do Goiás, que luta para fugir do papel de retardário/rebaixado.

O Corinthians chegou ao primeiro lugar ao vencer no sábado o jogo mais discutido do Brasileirão-2010. Que será lembrado pelo pênalti duvidoso de Gil sobre Ronaldo, marcado pelo árbitro Sandro Meira Ricci aos 42 minutos do segundo tempo. Que foi convertido pelo Fenômeno. Lance que alegrou os corintianos que lotaram o Pacaembu. E que revoltou os cruzeirenses. Dentro e fora de campo. Após o reinício do jogo, depois de muito protesto, o ex-corintiano Fabrício isolou a bola e se recusou a seguir em campo, pedindo substituição enquanto caminhava para o vestiário.

A indignação continuou após o apito final. Ricci foi cercado por jogadores celestes e teve que deixar o gramado sob escolta policial. Nos vestiários, o presidente do clube, Zezé Perrella, acusou o juiz de ter sido “comprado” para beneficiar o Corinthians e chamou de “safado” o presidente da Comissão Nacional de Arbitragem, Sérgio Correa.

O treinador Cuca também ficou bastante irritado. O técnico chegou a dar um forte soco na mesa durante a coletiva após a partida, reclamou de um pênalti sobre Thiago Ribeiro e pediu para que o seu voto em Ricci como melhor árbitro do campeonato fosse rasgado. E insinuou favorecimento ao time paulista pelo fato do presidente do clube, Andres Sanches, ter sido chefe da delegação brasileira na Copa do Mundo, a convite da CBF.

Graças ao gol de Ronaldo – que disse não ter dúvida que houve pênalti, assegurando ter recebido “um contato forte por trás” -, o Corinthians chegou a 63 pontos, três a mais que o Cruzeiro e um além do Fluminense.

No domingo, o Tricolor carioca entrou em campo sabendo que precisava bater o ameaçado Goiás para recuperar a liderança. Mas nem o retorno de Fred e o apoio de mais de 36 mil torcedores no Engenhão fizeram com o que time somasse três pontos. Ex-jogador do Flu, Rafael Moura abriu o placar aos 19 minutos de jogo. O Flu pressionou, mas só conseguiu balançar a rede uma vez. Em um pênalti sofrido por Rodriguinho e convertido por Conca aos 38 da etapa final.

Para o Goiás, conseguir um ponto fora de casa diante de um dos candidatos ao título não foi suficiente para muita comemoração. O Esmeraldino segue em penúltimo lugar, com sete pontos a menos que o Vitória, que hoje se salvaria da degola. O Alviverde goiano corre risco de estar matematicamente rebaixado na próxima rodada.

Algo que virou uma dura realidade para o Grêmio Prudente neste domingo. Com a derrota por 2 a 1 para o Atlético-PR, na Arena da Baixada, o time paulista não tem mais nem 0,01% de esperança de se manter na Série A. Com apenas 28 pontos em 35 rodadas, o clube já começa a pensar na Série B em 2011.

Quem também sofreu em Curitiba foi o árbitro Renato Cardoso da Conceição, que sentiu um problema no ombro direito e chegou a ir para o vestiário receber atendimento médico. O juiz retornou a campo, e a partida continuou após dez minutos de paralisação.

Na luta contra o rebaixamento, os Atléticos foram os grandes vencedores do fim de semana. No domingo, o Goianiense aproveitou o desinteresse do Palmeiras em relação ao Brasileiro – o time atuou com apenas dois titulares – e venceu por 3 a 0 no Serra Dourada. Os três gols e os três pontos permitiram ao Dragão dar um grande passo para fugir da degola. O time comandado por René Simões iniciou o domingo em 16º lugar e terminou em 13º, dentro da faixa de classificação para a Copa Sul-Americana. Competição que virou prioridade total no Alviverde paulista, que não tem possibilidade de chegar à Libertadores pelo Brasileiro. Ou risco de cair.

No sábado, o Atlético-MG, no reencontro com Vanderlei Luxemburgo, derrotou com autoridade o Flamengo por 4 a 1. Com direito a gols dos ex-flamenguistas Obina e Diego Tardelli. O primeiro não comemorou seu tento em respeito ao ex-clube. A goleada fez o Galo respirar no Brasileirão, ganhando uma posição na tabela. Agora é o 15º colocado, com 39 pontos.

Se foi positiva para o Galo, a rodada foi muito ruim para o Flamengo, que viu o seu risco de rebaixamento triplicar de 4% para 12%, segundo o matemático Tristão Garcia. A diferença para o 17º colocado (Avaí) agora é de três pontos (40 a 37).

O time catarinense se recuperou da eliminação da Copa Sul-Americana na quinta-feira e derrotou o Inter por 3 a 2 no Beira-Rio, neste domingo. Com direito ao gol mais rápido do Brasileiro-2010, marcado pelo lateral-direito Patric com apenas 15 segundos de bola rolando. Já o Inter cada vez mais passa a se concentrar na preparação para a disputa do Mundial de Clubes. E já planeja escalar um time reserva na próxima rodada, quando enfrenta o Botafogo no Rio, domingo.

Com os três pontos em Porto Alegre, o Avaí ultrapassou o Guarani. Que, em Campinas, empatou com o Vitória por 1 a 1 em um duelo de ameaçados e permanece no Z-4. O gol olímpico de Geovane quebrou uma sequência de seis jogos do Brugre sem um gol sequer. Mas não foi suficiente para impedir que time passasse para o antepenúltimo lugar.

Já o Rubro-Negro baiano ocupa a última posição fora do Z-4 (16º) e luta para não ser rebaixado exatamente no momento em que o rival Bahia garante o retorno à elite do futebol nacional depois de sete anos.

Na briga pelo G-4, o Atlético-PR sofreu diante do lanterna Grêmio Prudente, mas conseguiu marcar os três pontos e chegar ao quarto lugar. A vitória por 2 a 1 só foi garantida com um gol de Paulo Baier, de cabeça, aos 47 minutos do segundo tempo.

O Furacão tem a mesma pontuação do Botafogo (56), mas supera o adversário no número de vitórias (16 a 13). o Alvinegro carioca é o time que menos perdeu na competição (apenas cinco derrotas em 35 jogos). Mas é o que mais empatou (17 vezes). A 17ª igualdade ocorreu na abertura da rodada, na quarta-feira: 2 a 2 com o Ceará, no Castelão.

O Grêmio, sexto colocado, também só conseguiu um ponto fora de casa. Sem o artilheiro Jonas desde os 18 minutos do primeiro tempo, expulso após acertar duas cotoveladas no lateral Adriano, o Tricolor gaúcho não teve poder de fogo para superar o Santos na Vila Belmiro (0 a 0). E o prejuízo poderia ter sido até maior para o visitante. O goleiro Victor, antes de defender a seleção brasileira contra a Argentina, defendeu um pênalti cobrado por Zé Eduardo.

Já o São Paulo viu sua chance de chegar ao quarto lugar – e de sonhar com mais uma participação na Libertadores – diminuir ainda mais ao empatar com o Vasco em São Januário. Com 51 pontos, o Tricolor Paulista precisa ganhar os três jogos restantes e torcer por uma combinação de resultados. Que inclui torcer para que um clube estrangeiro ganhe a Copa Sul-Americana. Já ao Vasco (11º lugar, com 46 pontos) resta garantir a vaga na Sul-Americana de 2011. O lugar poderia estar praticamente assegurado se o jovem Jefferson Silva, livre, quase na risca da pequena área, não tivesse isolado a bola no último lance do jogo.

Leia também no VCN: