WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
secom bahia

pmvc

diamantina toyota

hospital samur

pel construtora

herrera hair institute

VCA Verso

VCA Yah Kahakai

litiz motos yamaha

camara vc cmvc

auad medical

natanael a honra do cla

Rio de Contas: Patrimônio Histórico está sendo recuperado pelo IPHAN

L12
A obra deve estar pronta até o final de março, onde a Igreja deve ser devolvida a comunidade

A história de um povo muita das vezes se encontra em vestígios e em monumentos históricos. Em Rio de Contas, situada a sudoeste da Chapada Diamantina, boa parte da história ficou registrada em edificações antigas que representam grande valor histórico-cultural. Uma dessas edificações, a Igreja de Nossa Senhora Santana, está sendo revitalizada pelo Iphan – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, que aos poucos reconstroem locais de importância histórica.

A Igreja, que está situada à Rua Álvaro Dantas, teve a sua construção iniciada na primeira metade do século XIX. Construída pelos escravos, usando pedras sobre pedras que permaneceram nuas, sem acabamento, como a demonstrar a todos a perfeição do trabalho desenvolvido àquela época.

O Templo possui três naves e uma capela-mor, constituindo uma obra completamente rústica. É cercada por janelas ao alto e em derredor de toda a sua construção. Suas obras foram interrompidas por volta de 1850, com a crise da exploração das minas de ouro do município, ficando a Igreja inacabada e sem teto. Mesmo assim, isso não impedia que se celebrassem os atos litúrgicos em seu interior. Havia missas, novenas, casamentos e batizados… Muitas vezes os fiéis passavam frio e tomavam chuva durante as celebrações. Somente em 1957 foi construída uma cobertura de telha-vã, que até hoje é conservada.

Leia também no VCN: