WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
secom bahia

pmvc

diamantina toyota

hospital samur

pel construtora

herrera hair institute

VCA Verso

VCA Yah Kahakai

litiz motos yamaha

kaka diniz

camara vc cmvc

natanael a honra do cla

iTV: Crescem rumores de que a Apple lançará sua própria “SmartTV”

MacMagazine | Halex Pereira
Propaganda "fan maded" do provável Apple iTV

Gene Munster, você acaba de ganhar mais companhia pro clube da TV Apple! Segundo o DailyTech, um ex-executivo da Maçã teria confessado que um televisor da companhia estaria em vias de chegar ao mercado, talvez ainda este ano. “Você vai entrar numa Retail Store e sair andando com uma TV. É perfeito.”

Tenho lá minhas dúvidas quanto ao “andando” — a não ser que seja uma TV bem pequena. Em todo caso, a fonte disse que este projeto pretende “mandar o Netflix e todos esses caras pelos ares” com uma televisão com acesso à iTunes Store (ceeerto…). O hardware seria fabricado por uma OEM (alguns apostam na Samsung, mas eu diria que a LG tem mais chances, pois ela já produz as telas de boa parte dos Macs e não está no meio de um processo feroz), enquanto o software seria o iOS com capacidade de rodar apps de terceiros.

Minha posição diante desses rumores sempre foi e continua sendo de ceticismo: diante da recepção morninha dos consumidores perante o Apple TV, que custa módicos US$100 e cabe no bolso, acho improvável (pra não dizer impossível) que seja feita uma aposta num aparelho enorme que custa 30 vezes mais, mas traz as mesmas funções. Creio que seria importante primeiro promover o set-top box da categoria de hobby, antes de tentar vender um elefante branco com um Apple TV embutido.

Opiniões se dividem sobre o “iTV”

Já faz um tempo que Gene Munster viaja em suas previsões de que a Apple vai lançar um televisor próprio — e é sempre “neste ano” ou “no próximo evento” . A loucura é tão grande que contaminou Kathy Huberty. Enfim, há anos essa conversa vai e vem, mas nunca sai do papel. E eu acredito que nunca sairá da imaginação desses analistas.

Marco Arment, o responsável pelo Instapaper, tem essa mesma opinião: o desenvolvedor acha arriscado falar de forma absoluta sobre a Apple, mas mesmo assim se aventura a dizer com todas as letras que não acha plausível uma iTV ver a luz do dia. A lógica para afirmar isso é clara: o mercado não é favorável, as margens de lucro são ínfimas, o ecossistema em que televisores existem é um caos, ninguém troca de TV todo ano e a logística para vender aparelhos de 50 polegadas é um inferno.

Eu concordo com tudo isso e digo mais: ninguém quer uma TV que faça coisas mirabolantes. Ela só precisa ser uma tela burra e bonita. Deixemos a responsabilidade de trazer conteúdo com algo fácil de substituir ou administrar — algo como um set-top box, e preferencialmente que caiba no bolso. Se lançarem um modelo novo, mover um Apple TV é muito mais simples que tanger uma jamanta de 30kg.

Pelo bem da dialética, vejamos argumentos pró-iTV — MG Sigler tem justamente o que precisamos, nesse aspecto. Ele acredita que boa parte dos motivos para a Apple não lançar um televisor próprio são justamente razões para ela lançar esse produto. Não entendeu? Bem, imagine o seguinte: havia algum futuro para os smartphones, até o final de 2006? Havia: ser igual ao Windows — o que é pior que não ter futuro. Veio a Apple e pôs as operadoras de joelhos e o mercado de pernas pro ar. Ela poderia fazer isso com as TVs.

Revolucionando o mercado de televisores, a Maçã poderia fazer as pessoas mudarem de hábito e passarem a comprar um novo aparelho a cada três anos — especialmente se houver bons motivos para a troca, como é o caso com computadores. E quanto à logística… bem, as Retail Stores já têm iMacs de 27 polegadas, não tem? Uma TV de 50 polegadas não seria muito longe disso. Discordo diametralmente nesse último aspecto (não acredito que pudesse haver nada mais absurdo: carregue um iMac e uma TV sozinho por dez metros, depois me diga se é a mesma coisa), mas é bom termos opiniões diferentes.

Leia também no VCN: