WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
secom bahia

pmvc

pel construtora

hospital samur

diamantina toyota

herrera hair institute

VCA Verso

VCA Yah Kahakai

litiz motos yamaha

camara vc cmvc

auad medical

natanael a honra do cla

Cartão do SUS passa a ser obrigatório para atendimentos; veja como tirar

Rede Bahia | G1

Salvador tem 150 postos para o cadastramento, que atende das 8h às 17h. É preciso levar documentos pessoais. Quem já tem não precisa tirar outro.

O cartão do SUS é obrigatório a partir deste mês de março para marcação de consulta, exame e cirurgia, com o objetivo de criar um banco de dados com o histórico de cada paciente, que poderá ser acessado em qualquer local do país. Dois milhões de pessoas, em média, já possuem o documento em Salvador, segundo a Secretaria Municipal de Saúde.

Para receber o cartão, o cidadão deve se dirigir a um dos 150 postos existentes na capital, que funcionam das 8h às 17h. As pessoas que já têm o número do cartão não precisam fazer outro. Antes de se dirigir ao posto, é recomendado que o cidadão acesse o siteda secretaria para verificar se já possui cadastro.

O subcordenador de informática da secretaria, Vinícius Mariano, afirma que o cidadão precisa levar até os postos de saúde documentos como a carteira de identidade, certidão de nascimento para quem tem até 16 anos, comprovante de residência ou certidão de casamento.


“A gente vem nesse projeto desde 2008 reestruturando toda a rede, informatizando, para disponibilizar esse cartão, e diversos outros sistemas que são vinculados a esse cartão como a dispensa de medicamentos, marcação de consultas e exames de alta e média complexidade. Nossa rede está preparada para essa demanda e boa parte da população [2 milhões de pessoas], já tem esse cadastro”, afirma.

Dificuldade

Em Feira de Santana, a 100 km da capital, 160 senhas são distribuídas pela manhã diariamente para tirar o cartão. Alguns pacientes que chegam cedo para receber atendimento reclamam do número de senhas e da espera. “Desde 4h estou aqui com minha filha de onze meses esperando a ficha. Peguei a 69”, afirma a dona de casa Juceline Martins.

De acordo com Sonia Vasconcelos, cordenadora do cartão do SUS na cidade, até o momento, mais de 400 mil atendimentos já foram realizados. Ela conta que é necessário que o paciente apresente o documento de identidade, CPF e comprovante de residência.

Para alguns usuários, ter que apresentar cartão do SUS é mais uma dificuldade para conseguir marcar consultas. No posto de saúde do bairro Conceição II, que possui apenas uma médica, dez pessoas são atendidas por dia. A dona de casa Roquelina Lima afirma que espera há mais de um mês ser atendida na unidade de saúde. “Estou tentando entregar o exame e não consegui ainda”, diz.

Leia também no VCN: