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Artigo: Quem comprará o iG?

Felipe Zmoginski | Info Online

Março é o sexto mês de negociações entre os controladores da Oi, empresa proprietária do portal iG, e os candidatos a adquirí-la. Desde outubro, correm notícias – confirmadas este ano – de que a Oi se reúne com investidores para tratar da venda de seu portal de mídia.

A telecom quer fazer caixa para reduzir sua (imensa) dívida. Como se sabe, a reestruturação da companhia deixou seus controladores atolados em débitos, a ponto de os passivos inibirem os investimentos na expansão da rede em 2009 e 2010, com modesta recuperação ano passado.

Do outro lado do balcão, o grupo RBS, o Yahoo!, o UOL e o conglomerado português Ongoing procuraram a Oi. O nó górdio da negociação é que a Oi pede alto demais. Embora ninguém fale oficialmente sobre valores, dentro do iG corre a informação de que a Oi pede o equivalente a R$ 500 milhões por sua operação de internet.

Para tornar seu ativo mais atraente, a Oi sangrou seu portal no fim do ano passado, impondo demissões às dezenas. A ideia era deixar o balanço mais atraente para os compradores.

Apropriar-se de uma empresa como o iG faria bem a todos interessados. O UOL, por exemplo, se consolidaria na liderança da internet brasileira, deixando o Terra bem para trás. Já o cada vez mais chinês Yahoo! e os portugueses do OnGoing ganhariam espaço no mercado brasileiro, que cresce em ritmo mais acelerado em suas respectivas operações nos Estados Unidos e em Portugal.

Ao RBS, interessaria ter uma posição forte em todo o Brasil e não apenas no Sul, sua região de origem. Fontes ligadas à Oi dizem que a tele está muito próxima de fechar negócio e seus acionistas já sem paciência para estender ainda mais as negociações. Ao que tudo indica, a noiva mais desejada da internet pode anunciar seu casamento nas próximas semanas.

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