WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
secom bahia

pmvc

pel construtora

hospital samur

diamantina toyota

herrera hair institute

VCA Verso

VCA Yah Kahakai

litiz motos yamaha

camara vc cmvc

auad medical

natanael a honra do cla

Em casos de queimaduras o ideal é resfriar área queimada e ir ao PS

Correio

Para que a festa não seja motivo de tristeza, cuidado com os fogos e as brincadeiras ao pé das fogueiras. Muita atenção com as crianças e os fogos clandestinos.

Todos os anos a história se repete. Basta chegar o período junino para crescerem os casos de queimaduras em todo o estado. Apesar de comuns, muita gente ainda costuma tratar o dano com simpatias ou receitas pouco recomendadas, como aplicação de pasta de dente, pó de café, manteiga, gelo e outras sugestões que podem infeccionar o local.

De acordo com o médico e cirurgião plástico Nonato Fontes, as queimaduras, sejam elas causadas por calor (térmicas), eletricidade ou produto químico, podem trazer repercussões graves para todo o organismo e até a morte, de acordo com a extensão e a profundidade. “São alarmantes os números de pessoas queimadas neste período do ano. Os fogos chegam a responder por um aumento de 47% nas estatísticas de queimados”, esclarece.

Por isso mesmo, o ideal é investir em prevenção. Para evitar que as tradições juninas  se transformem em prejuízo para as férias e a saúde, a dica é, no caso de crianças e menores, limitar o uso dos fogos e a exposição desse público à situações de risco, como as brincadeiras ao pé da fogueira.

“Sabemos que as crianças são os maiores consumidores de fogos de artifícios, mas os pais e responsáveis têm obrigação de instruí-los sobre os riscos, a melhor forma de usar e, em último caso, barrar o acesso aos mais potentes e perigosos”, diz o médico. Aliado a isso, na escolha dos fogos, é sempre melhor optar por marcas registradas, que possuam controle de qualidade.

Atendimento
A assessora técnica da Rede de Queimados do Estado da Bahia, a cirurgia, Andréa Strauch, chama atenção para que os fogos não sejam transportados em bolsos. “Para as crianças, os pais devem oferecer apenas traques de massa e chuvinhas cujo potencial ofensivo é menor”, destaca a médica, lembrando que elas devem ter sempre a vigilância de um adulto no uso dos fogos.

O serviço de saúde deve ser procurado imediatamente nos seguintes casos:  queimaduras de terceiro grau; quando elas ocorrem em recém-nascidos ou crianças muito pequenas; quando afetam os olhos ou a boca; se a queimadura estiver localizada na área de articulações; e se o tamanho da queimadura for igual ou maior que uma mão.

Andréa Strauch lembra que o primeiro atendimento pode ser feito em qualquer unidade de saúde. “Na Bahia, temos três centros de referência, localizados nos  hospitais gerais de Salvador, Santo Antônio de Jesus e Barreiras. Para esses locais são encaminhados os casos mais graves, que vão necessitar de unidade de tratamento intensiva e enxertos de tecidos”, esclarece.

No caso de qualquer queimadura, Nonato Fontes diz que o socorro emergencial deve ser feito resfriando o local com água corrente por, pelo menos, dez minutos. “O procedimento ajuda a reduzir a temperatura dos tecidos expostos”, explica.

Cuidados
“Em seguida, limpe a queimadura com soro fisiológico ou sabonete antisséptico. Como a pele é o maior órgão do corpo humano e responsável pela proteção, se houver risco de contaminação, é importante proteger a área com compressas frias feitas de gazes algodoadas, sulfadiazina de prata(comercializado em qualquer farmácia) e crepon esterilizado.

Nonato Fontes afirma que tão importante quanto prestar socorro imediato, é que o queimado seja encaminhado o mais rápido possível a um serviço de saúde para que o tratamento seja feito o quanto antes e para que não haja sequelas ou perda de mobilidade na área atingida. “Para tratar a queimadura, é importante não descuidar da hidratação, o controle da infecção e da dor”, diz o médico.

SCQ
“Vale salientar que crianças com mais de 10% de área do corpo atingida  correm risco grave. O mesmo cuidado vale para os adultos com mais de 15% do corpo queimado. Para saber como medir a superfície corporal queimada(SCQ), vale usar uma regra, conhecida como Regra dos nove de Wallace, onde cada braço, a cabeça, coxas, pernas, o tórax equivalem a 9% do corpo cada. O dorso equivale a 18%.

Juntando todas as partes fica o equivalente a 99%. O 1% restante equivale a região do períneo. Para áreas pequenas ou espaçadas, usa-se a palma da mão para verificar a área queimada, sendo que cada palma vale 1% de SCQ.

Telefones úteis
Bombeiros: 193
Orienta os primeiros socorros por telefone e, se necessário, faz o resgate, efetuando o transporte para o hospital mais próximo.

Instituto pró-queimados: 0800-707-7575
Também orienta os primeiros socorros por telefone e indica o hospital mais próximo habilitado para o atendimento.

Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência): 192
Não orienta por telefone, mas  faz o resgate e encaminha a vítima para o hospital mais próximo.

Leia também no VCN: