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Apple planeja ser o maior acionista do Twitter, ou até comprá-lo

Info Online

Companhia eleva a integração da rede social com seus dispositivos, o que já vem ocorrendo. Só que a Apple quer mais, informa jornal. Valor da rede social pode chegar a US$ 10 bilhões.

Aplicativo “Messages” incorporou perfil do Twitter para envio de mensagens instantâneas no novo sistema operacional Mac OS X “Mountain Lion”

A Apple considera investir “centenas de milhões de dólares” no Twitter para comprar parte do capital do microblog e integrar seus produtos à rede social criada por Dick Costolo. A informação é do jornal New York Times (veja texto, em inglês), que cita “fontes próximas ao assunto” e “executivos da Apple”.

Segundo o Times, as duas companhias não estão em negociação neste exato momento, mas seus representantes discutiram o assunto em um encontro recente e, depois, deixaram as conversas “temporariamente congeladas”. O negócio faria sentido para a Apple por introduzir a companhia no universo das redes sociais, uma vez que seus rivais Facebook e Google já possuem produtos neste segmento. A Apple, por sua vez, mantém apenas o Ping, uma rede social que sugere músicas para usuários do iTunes e nunca foi considerada um grande sucesso.

Ao associar-se ao Twitter, a Apple controlaria uma das redes sociais mais importantes da web e poderia explorar seus recursos sociais em benefício de seus produtos. Segundo um analista do IDC ouvido pelo New York Times, os recursos sociais podem se tornar tão relevantes para o sucesso (ou não) de um gadget quanto o conteúdo foi para o iPhone em sua estreia, em 2007. Atualmente avaliado em US$ 8 bilhões, o Twitter ascenderia ao patamar de empresa de US$ 10 bilhões após receber o investimento e apoio da Apple, disseram analistas ouvidos pelo The New York Times

Por este raciocínio, o fato do iPhone nascer integrado ao iTunes e, depois, contar com boa oferta de conteúdo na App Store, ajudou o smartphone a decolar no passado. Agora, a integração com ferramentas sociais cumpriria esse papel. Nesse cenário, a Apple gostaria de ter sua própria rede social para ter maior poder de barganha no mercado.

Dinheiro, como se sabe, não é problema para a Apple, empresa altamente capitalizada. No último trimestre, por exemplo, a companhia faturou 35 bilhões de dólares e obteve lucro líquido (após recolher impostos) de mais de 8 bilhões de dólares.

O Twitter, por sua vez, também não precisa de dinheiro com urgência. Em recente conferência com analistas, Dick Costolo, CEO e co-fundador do microblog, explicou que sua empresa tem mais de um bilhão de dólares em reservas e, neste momento, opera já com lucratividade, monetizando o serviço com tuites patrocinados e outras ações de marketing.

Costolo já recebeu diversas ofertas para vender sua empresa, a mais agressiva delas veio por parte do Google, e resistiu a todas elas. Desta vez, porém, o desfecho pode ser diferente. Segundo o Times, a Apple não propõe a compra do Twitter, mas apenas tornar-se um sócio, um investidor. E os valores discutidos são bem mais altos que no passado.

Mais do que dinheiro, a Apple poderia dar mais musculatura ao Twitter, integrá-lo a seus serviços digitais como Mapas, iTunes e dispositivos móveis, como o iPhone e iPad, ajudando o microblog a voltar a crescer em audiência, um problema real do Twitter que, nos últimos anos, passou a anotar perda de usuários ativos.

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