WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
pmvc

secom bahia

pel construtora

diamantina toyota

herrera hair institute

publique seus editais e documentos em nosso site

Continua após a publicidade..
VCA Yah Kahakai

VCA Verso

litiz motos yamaha

vida massa

kaka diniz

camara vc cmvc

natanael a honra do cla

“Cantadores Lá na Casa dos Carneiros” ocorre neste sábado

Press Release

Cantar, narrar, contar história de feitos trágicos, épicos, travessias, hecatombes, confrontos, secas, enchentes, roubo de donzelas, tomada de castelos, desavenças, guerras, disputas entre poderosos, entre os deuses. Esta atividade através dos tempos e povos sempre foi exercida por cantadores. Poetas que errantes se vão de reino em reino, feira em feira, festas levando novas do cotidiano ou relatando passagens do romanceiro medieval ou clássico. Rapsodos, aedos, Minnesinger , na Alemanha, Knigth errant, entre os celtas, Troubadour na França, Pajador, na América Espanhola, e em nosso país, sobretudo no nordeste, Cantador.

Esta é a proposta de “Cantadores Lá na Casa dos Carneiros”. Um projeto que consiste na reunião de três músicos importantes do cenário da produção mais elaborada da música brasileira, Chico César, Saulo Laranjeira e Xangai, junto com o menestrel Elomar Figueira Mello, referência viva da preservação da cultura e da memória de todos os sertões, e também da resistência e defesa desses modos de expressão, sendo o autor do metafísico “Sertão Profundo”. O concerto difunde a cultura, os costumes e a forma de expressão estética do homem do campo nos sertões do Centro-Sul Baiano, Minas Gerais e Paraíba.

A alma do projeto Cantadores são as canções que constroem um tecido de intensa beleza, com sensibilidade para penetrar no mundo longínquo e sonhador dos cantadores, na pessoa destes 4 trovadores que levam suas loas independente do sistema de consumo imposto pelo denso e grande cordão comercial e midiático. O Projeto se justifica por resgatar a figura do cantador clássico que tem sido descartado através de séculos e décadas, em dispensação definitiva, por todos os meios de comunicação de então até a modernidade.

Os cantadores

O baiano Xangai, conhecido pelo seu virtuosismo no cantar, de brilhante presença em palco, traz suas modas e cantigas do cancioneiro popular brasileiro. O mineiro Saulo Laranjeira, músico competente, dono de uma belíssima voz, representa o menestrel clássico cujo repertório conta canções que vão do cancioneiro ibérico ao sertanejo. Laborioso no resgate e preservação das tradições nordestinas, como apresentador do programa televisivo Arrumação e também como ator, Saulo é um dos maiores divulgadores do trabalho de artistas de raiz (músicos, cantores, poetas e contadores de causos).

O paraibano Chico César, um dos cantores e compositores mais atuantes do Brasil, um dos mais consagrados da MPB, além de ser reconhecido internacionalmente pela qualidade de suas canções é também reconhecido pelo seu compromisso com as raízes brasileiras, fazendo um mergulho profundo na cultura musical nordestina, destacando seus principais ritmos.

Elomar Figueira tem se apresentado pelo Brasil e pelo exterior levando seu vasto e complexo repertório que vai da simples canção a árias de óperas. Uma obra que parte do cancioneiro popular com uma roupagem de erudição consistente e com referências na música renascentista e barroca.

Ao juntar-se a outros cantadores importantes deste cenário, que são Xangai, Saulo Laranjeira e Chico César, Elomar prossegue na sua luta para manter esta cultura viva no nosso imaginário.

Direção musical

A direção musical é assinada pelo Maestro e Violonista João Omar de Carvalho Mello. Além de compositor o arranjador, se utiliza da sensibilidade harmônico-musical para montar um roteiro que sustenta a esteira da música verdadeiramente brasileira, ao tempo em que traz na concepção do projeto a presença de alguns elementos do cancioneiro trovadoresco ibérico, referência-base da construção do modo musical brasileiro.

Repertório

Esse trabalho de resgate e difusão dar-se-á através de um repertório estará ressuscitando os feitos e cantos dos menestréis, poetas errantes, aedos e rapsodos, partindo do canto renascentista, passando pelo cancioneiro ibérico, pelas cantigas do nordeste brasileiro e de outras regiões do país.

Os “Cantadores”,mostrarão a expressão poética e musical trovadoresca de diversas fontes, para expor e imprimir um mosaico que represente a poética diversificada da composição contemporânea brasileira, tendo por matrix a Ibéria. Clássicos como “Serra da Boa Esperança” (Lamartine Babo), “Romaria” (Renato Teixeira), O Violeiro (Elomar) e Cantiga de Amigo (Elomar), não faltarão ao repertório.

A abertura promete uma viagem no tempo, de volta às nossas raízes ibéricas, que vai ressoar os ecos da lírica trovadoresca galaico-portuguesa, do Sec. XIII, vindo sobre “As Ondas do Mar de Vigo”, Cantiga de Martim Codax, executada em solo de voz e violão por João Omar de Carvalho Mello, em caráter de participação especial.

Circulação nacional

Apresentação do Concerto “Cantadores”, em algumas capitais do Brasil, partindo da Fundação Casa dos Carneiros, em Vitória da Conquista, no dia 13 de outubro de 2012, com um grupo de cantadores, representantes da produção mais elaborada da música brasileira, formado por Elomar Figueira Mello, Chico César, Saulo Laranjeira e Xangai.

De Vitória da Conquista para o Brasil

O projeto Cantadores pretende levar para todo o Brasil, em formato de circulação por várias capitais, as referências históricas que os construíram, servindo não apenas como entretenimento, mas elemento de reflexão sobre a identidade, e também de formação de público para as nossas formas de expressão.

O projeto tem o seu lançamento na Casa dos Carneiros, em Vitória da Conquista pela manutenção da tradição local de se ter espetáculos unindo o erudito ao popular, contribuindo com a cultura desse povo sertanejo de ser platéia qualificada para uma música elaborada em molduras orquestrais à qual não se está acostumado e nem se tem acesso fácil.

Ao optar por começar em Vitória da Conquista, cidades-pólo de referência econômica e social, revela-se a estratégia para a disseminação utilizando-se da força de visibilidade e multiplicação, possibilitando levar os ecos desses cantares a outros cantos do país.

Ao circular pelo Brasil, o projeto prevê outros quadros, nomes de outros artistas junto com Elomar, de todos os cantos do Brasil, sempre com a mesma proposta no cantar e o mesmo perfil de Cantador-menestrel, incluindo também vozes femininas.

Público

O público alvo deste concerto é constituído daqueles que tradicionalmente vão aos concertos de Elomar Figueira Mello de perfil bastante heterogêneo, com a presença de intelectuais a estudantes, de doutores a simples vaqueiros, profissionais liberais, acadêmicos, pesquisadores da área da música erudita e popular de qualidade. Com faixa etária entre, 14 a 80 anos, perpassando pelas mais diferentes classes sociais, econômicas e culturais,

Um fato interessante é que boa parte do público é de fora, de outras cidades, e de outros estados do Brasil, como Pernambuco, Maranhão, Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Brasília, Goiânia dentre outros.

Realização

O projeto tem a realização da Fundação Casa dos Carneiros, uma associação cultural que prevê a administração, preservação e propagação da obra litero-musical de Elomar Figueira Mello, bem como a pesquisa, preservação e disseminação da arte verdadeira, da música culta e erudita produzida no Brasil.

A Fundação Casa dos Carneiros, com sede em Vitória da Conquista, na Bahia e quatro anos de implantação vem realizando projetos de grande, médio e pequeno porte, reunindo em seu currículo apresentações de concertos de música de câmera, recitais líricos, apresentação de violeiros, quartetos, cenas de ópera e música popular.

SERVIÇO:

  • Data: 13 de outubro de 2012
  • Hora: 21h
  • Local: Teatro Domus Operae, Fundação Casa dos Carneiros, Fazenda Casa dos Carneiros, Gameleira, Distrito do Iguá, 20 KM de Vitória da Conquista, BA.
  • BA 262, SENTIDO Vitória da Conquista/Brumado.
  • Valor do Ingresso: R$ 80,00 (inteira) R$ 40,00 (meia)
  • Venda de ingresso:
  • Conquista e Região – Loja Littium – Avenida Olívia Flores, S/N – telefone: 077 34210-1110 (Ao lado do Supermercado Rondelli)
  • Outras regiões do Brasil – E-mail: atendimentorossane@gmail.com 077 – 3421-4881 / 9117-3287

DICAS IMPORTANTES

  • Orientamos o deslocamento da cidade a partir das 17h, no máximo até as 18h, para evitar congestionamento.
  • A cancela será aberta às 18:30h.
  • Haverá serviço de comida e bebida.
  • Na fazenda não funciona telefone celular nem cartão de crédito.
  • Haverá um ônibus da empresa SALUTARIS, na Praça do GIL que fará o trecho levando o público que não possua condução. O ônibus sairá em dois horários: as 17h30min e as 19h30min.
  • Orientamos não levar criança de colo.
Leia também no VCN: