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Volkswagen apresenta Up! como um ‘Fusca do futuro’, em várias versões. Mas ainda sem preços

fonte_blogdomarceloAuto Esporte

Modelo deverá ser o mais barato na marca, mas preços ainda não saíram. Ele chega às lojas no mês que vem, com motor 1.0 de 82 cavalos.

Após muitos flagras e algumas prévias divulgadas, a Volkswagen apresenta nesta segunda-feira (27) detalhes sobre o Up!, que será o novo modelo mais barato da montadora no país, preenchendo a lacuna deixada pelo Gol G4, da geração antiga, que saiu de linha após a entrada em vigor da obrigatoriedade de freios ABS e airbags.

Serão oferecidas 4 versões (veja detalhes ao fim da reportagem), com motor 1.0 (82 cavalos) e câmbio manual, mas os preços só serão revelados no mês que vem, quando o carro será lançado. O modelo nasce com a missão de ser histórico para a marca. “O Up! é como um Fusca do futuro, feito para substituir o carro do povo”, diz Luiz Alberto Veiga, chefe de design do modelo. “Desde o início do trabalho pensamos em fazer um ícone”, continua Veiga.

Volkswagen Up! (Foto: Caio Kenji/G1)“Tem todos os requisitos para ser líder”, completou Henrique Sampaio, gerente de marketing e produto. Apesar de a Volkswagen dizer que o carro “não tem concorrentes diretos”, a montadora não nega que brigará com a Fiat. “Tem proximidade com o Uno”, afirma Sampaio. Ainda em 2014, mais um rival de peso deve chegar: a nova geração do Ford Ka, que teve protótipo apresentado em 2013.

Por ora, a VW só divulga a configuração 4 portas e com câmbio manual, mas dados divulgados pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), na tabela anual de eficiência energética de modelos à venda no Brasil, mostraram que o carro também terá versões de 2 portas e com o câmbio automatizado I-Motion.

Volkswagen Up! (Foto: Caio Kenji/G1)A base é o motor 1.0 de três cilindros flex, o mesmo do Fox Bluemotion, e o câmbio manual de 5 marchas. De acordo com a marca, o propulsor rende 75 cavalos de potência e 9,7 kgfm de torque, utilizando gasolina. Com etanol, são 82 cv e 10,4 kgfm de torque. A velocidade máxima divulgada é de 165 km/h, com etanol, e 163 km/h, com gasolina. O modelo terá as versões Take Up!, Move Up! e High Up!, partindo, nesta ordem, da mais básica. A versão topo de linha foi subdividida em Red Up!, White Up! e Black Up!, que diferem entre si apenas pelas cores que os próprios nomes especificam: vermelho, branco e preto.

O banco do motorista possui regulagem para altura em todas versões e os assentos dianteiros têm encosto de cabeça integrado, gerando visual esportivo. A abertura elétrica do porta-malas também é de série. Todas as opções possuem, além dos obrigatórios freios ABS e airbag duplo (para motorista e carona), cintos de segurança dianteiros com pré-tensionador, para caso de colisão, e fixação de cadeirinhas para crianças com o sistema Isofix, que permite o engate rápido. Para o Up!, a Volkswagen desenvolveu uma linha especial de cadeirinhas que serão vendidas nas concessionárias.

Volkswagen Up! (Foto: Caio Kenji/G1)Entre os opcionais está o sistema de entretenimento e navegação chamado de “maps and more” (“mapas e mais”, em livre tradução do inglês). Ar-condicionado e aquecimento interno são de série apenas nas opções topo de linha (Red, White e Black). Nas demais, pode ser adquirido como opcional. A direção elétrica é inclusa somente a partir da versão High Up!, intermediária. Nas de entrada, Take e Move, é necessário pagar a mais por ele. A hidráulica também é um opcional na versão mais básica, Take. O carro ainda tem spoilers laterais e traseiro como acessórios.

Sem vidro elétrico na traseira

Vidros elétricos traseiros não são oferecidos nem como opcionais. Segundo a montadora, este é um item que o público-alvo destes modelos quase nunca instala. O teto envidraçado, presente em algumas versões no exterior, também está fora do pacote brasileiro divulgado nesta segunda.

Volkswagen Up! (Foto: Caio Kenji/G1)Take Up! – sem conta-giros

É a mais básica de todas. O painel tem apenas mostrador de velocidade, sem o conta-giros. Possui regulagem para altura no banco do motorista, encosto de cabeça nos assentos dianteiros e dois lugares do banco traseiro, abertura elétrica do porta-malas e rodas de aço de 13 polegadas com calotas. São opcionais direção hidráulica ou elétrica, aquecimento, ar-condicionado, vidro e trava elétrica, sistema de som e rodas de aço de 14 polegadas, também com calotas. Outros itens que podem ser adicionados ao pacote são: o sistema s.a.v.e, com uma placa divisória horizontal, que auxilia para organizar objetos, capaz de sustentar até 100 kg, que altera a profundidade do porta-malas; e o dispositivo de ajuste na coluna de direção.

Volkswagen Up! (Foto: Caio Kenji/G1)Move Up! – o que mais venderá

De acordo com a Volkswagen, esta versão, que é transição da básica para a intermediária, deverá responder pela maior parte de vendas do compacto, cerca de 30%, informa a montadora. Além dos itens já mencionados na versão Take, a Move acrescenta computador de bordo com 10 funções, o sistema s.a.v.e no porta-malas e três encostos de cabeça para os ocupantes da traseira.

As rodas são de aço de 14 polegadas, com calotas, e o modelo começa a ganhar detalhes mais esmerados, como maçanetas na cor do carro. A partir do Move-Up, o painel também é mais completo, contando com conta-giros. Revestimento dos bancos em couro sintético, aquecimento, ar-condicionado e direção elétrica seguem como opcionais, assim como vidros elétricos dianteiros, travas, rodas de liga leve de 14 polegadas, faróis e lanterna de neblina, o sistema de navegação “maps and more”, sensor de estacionamento e ajuste de altura da direção.

Volkswagen High Up! (Foto: Caio Kenji/G1)High-up! – inclui direção elétrica

Opção entre intermediária e topo de linha, a High-Up! tem pacote um pouco mais completo, com direção elétrica, sistema s.a.v.e. para o porta-malas, sensor de estacionamento, faróis de neblina, alarme remoto e chave do tipo canivete. As rodas são de liga leve de 15 polegadas e o painel central é colorido conforme a tonalidade do carro. O logotipo Up! aparece nos bancos. Ar-condicionado, aquecimento, dispositivo de navegação “maps and more”, sistema de som e bancos em couro sintético são opcionais.

Volkswagen Up! (Foto: Caio Kenji/G1)White-Red-Black-Up! – as mais caras

No trio que compõe a versão topo de linha, praticamente todos os itens são de série, com exceção do sistema de entretenimento “maps and more” e o revestimento em couro sintético nos bancos. As rodas também são de 15 polegadas, mas com desenho diferenciado para estas versões.

Performance e consumo

A Volkswagen informa que o Up! vai de 0 a 100 km/h em 12,6 segundos (gasolina) e 12,4 segundos (etanol). Segundo o Inmetro, o modelo tem médias baixas de consumo: utilizando somente etanol, faz 9,1 km/l na cidade e 9,9 km/l na estrada. Quando abastecido somente com gasolina, os valores são 13,2 km/l (cidade) e 14,3 km/l (estrada). Segundo a Volkswagen, o Up! é quase um “Bluemotion”, designação utilizado pela marca para sua série de veículos com adventos ligados à economia de combustível. Os pneus chamados de “verdes”, com baixo coeficiente de arrasto estão presentes a partir da versão Move Up!

Volkswagen Up! (Foto: Caio Kenji/G1)

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