WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
pmvc

secom bahia

diamantina toyota

pel construtora

herrera hair institute

publique seus editais e documentos em nosso site

Continua após a publicidade..
VCA Yah Kahakai

VCA Verso

litiz motos yamaha

vida massa

kaka diniz

camara vc cmvc

natanael a honra do cla

Presidente da SBDC elogia a obra da artista plástica Valéria Vidigal

fonte_blogdomarceloPress Release

Uadi Lammêgo Bulos, presidente da Sociedade Brasileira de Direito Constitucional, fala do trabalho da mineira radicada em Vitória da Conquista.

“A primeira vez que vimos uma tela de Valéria Vidigal foi em 2008. Era um grão de café, cuja pintura em tinta acrílica exsurgia num painel de 70 X 75 cm. De imediato, procuramos saber de quem se tratava.

Descobrimos que estávamos diante de uma renomada artista, natural de Viçosa (MG) e radicada em Vitória da Conquista (BA), que se dedicava à temática do café, objeto específico de sua arte pictórica. Com o tempo, em diversas plagas brasileiras, encontramos telas da artista, que, dentro do universo das fazendas de café, retratavam as flores, os frutos, a natureza morta, a produção, o manejo, o beneficiamento, a industrialização, o consumo e, até, a mão de obra das lavouras cafeeiras.

Valéria também é empresária, cafeicultora, esposa dedicada e mãe de três crianças lindas. Com muito amor e competência, idealiza, e concretiza, projetos na Fazenda Vidigal, onde se realiza o Encontro Nacional do Café. Queridíssima pelos seus amigos e admiradores, recebeu, em 2013, o Título de Cidadã Conquistense em reconhecimento aos relevantes serviços prestados à cidade. Seu curriculum vitae é extenso, trazendo diversos trabalhos de destaque nacional e internacional, além de exposições individuais e coletivas. Em 2014, por exemplo, seus quadros foram expostos no Dubai World Trade Centre (Emirados Árabes) onde as suas obras foram premiadas com Medalha de Prata,e este ano no mês de novembro vai estar na 25ª Mostra d’Arte Moderna e Contemporânea de Padova (Itália).

Seus trabalhos ilustram vários livros tanto da história do café, quanto científicos de congresso, simpósios, etc. A obra que ilustra o Anuário do Café 2014, foi premiada em Dubai. Em outubro ela estará expondo suas obras no 40° Congresso Brasileiro de Pesquisas Cafeeiras em Serra Negra, São Paulo, o qual o material de divulgação e o anais também está sendo ilustrado com a sua obra.

Neste mês de setembro, Valéria Vidigal está com sua obra na Galeria Spazio Surreale em São Paulo durante os meses de setembro,outubro e novembro, e também nesse mês de setembro estará expondo na Semana Internacional do Café e 9° Espaço Café Brasil, que irá acontecer entre os dias 15 a 18 em Belo Horizonte-Minas Gerais.

Mas o que tem de diferente na abordagem que Valéria faz da Cafeicultura? A resposta é objetiva: ela coloca luz naquilo que pinta. O olhar estético, técnico e temático é, sobremodo, sutil. Observemos as telas aqui reproduzidas. Notemos a tonalidade das cores, e, ao mesmo tempo, a suavidade das paisagens. Tais cores exprimem as maravilhas da natureza, despertando em nossos órgãos sensoriais a ideia de paz, de afago, de amor e de contemplação.

O belo é relativo e, ao mesmo tempo, essencial. É relativo, porque o que é bonito para um pode não ser para outro. É essencial, pois o ato de contemplá-lo faz parte do conjunto de valores que geram o bem-estar. Talvez essa seja a explicação para o fato de muitas telas de Valéria terem se espalhado pelo mundo. O universo mais íntimo, afetivo e afetuoso, da artista saiu para fora, tocando corações na Suíça, Itália, Estados Unidos, Angola, México, Venezuela, Japão etc.

A arte plena, alegre, autêntica, que parte das mais sublimes inspirações de Valéria, soma-se ao fato de o café representar um convite à amizade, à interação e à comunhão entre pessoas. Valéria Vidigal: a porta-voz do café em cores no Brasil. Subjacente às luzes que emanam do conjunto de sua obra deparamo-nos com o que há de mais expressivo na produção pictórica nacional, voltada, de modo particular, à Cafeicultura”.

Leia também no VCN: