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Viva-voz nos carros é mais perigoso do que falar ao celular, diz estudo

fonte_blogdomarceloBlog Transitar

Sistemas de interatividade ‘roubam’ concentração. Detalhes importantes como retrovisores e sinalização são desprezados.

O Código de Trânsito Brasileiro proíbe que se fale ao celular na direção/pilotagem do veículo. A razão para tanto, é que tal atitude compromete boa parte da concentração do condutor.

De acordo com David Lima, especialista em trânsito, falar ao celular ao conduzir aumenta em até 400% o risco de se envolver em um acidente. Com o advento de tecnologias que permitem utilizar o viva-voz do carro na direção, com as duas mãos ao volante, as pessoas se sentem seguras para fazerem ou receberem ligações, até o galã da novela “anda” fazendo isso e o fato, é que muita gente está se deixando influenciar e tornando a utilização do “hands free” ou “mãos livres” uma constante na vida delas.

Outro fato é que a Legislação de Trânsito no Brasil (e em boa parte do mundo) não contempla essa prática, deixando a cargo de especialistas a inglória missão de lançar alertas sobre a insegurança causada pela utilização do telefone no trânsito, seja ele levado ao ouvido com uma das mãos, conectado a fones ou no conforto do viva-voz.

A tecnologia já permite que o motorista faça chamadas por telefone sem tocar no aparelho, responda mensagens e até mesmo ative funções no carro apenas com a voz, mantendo o olhar na estrada. O recurso, porém, não é uma vitória contra a distração: um estudo divulgado nesta terça-feira (7), realizado pela Universidade de Utah nos Estados Unidos, aponta que ativar comandos por voz é uma operação sujeita a vários erros e, assim, exige mais concentração do motorista do que o esperado.

Os sistemas são muito utilizados pelas montadoras para atrair o público mais jovem, imerso no mundo de redes sociais e aplicativos de smartphones. De acordo com as fabricantes, os dispositivos “hands free” são mais seguros, porque os motoristas conseguem manter as mãos no volante e os olhos na estrada. No entanto, a pesquisa encomendada pela Associação Automotiva Americana mostra que a concentração para comandar o sistema por voz exige muito mais a atenção do motorista. Tal distração é definida pelos pesquisadores como “visão de túnel” ou “cegueira de desatenção”. Isso porque a primeira reação dos condutores é se esquecer de olhar pelos espelhos retrovisores e prestar atenção aos detalhes do que vê na frente, seja a luz de freio de um carro ou pedestres.

“As pessoas não estão enxergando o que elas precisam ver para dirigir. Essa é a parte mais assustadora para mim”, afirmou o presidente e CEO da fundação AAA, Robert L. Darbelnet, sobre o resultado da pesquisa. Mesmo com a correria do dia a dia, é necessário nos policiarmos para NÃO aproveitarmos o tempo no trânsito para ligar ou atender o telefone ou conferir o último post na rede social. Segurança antes de tudo. Fontes: DETRAN MT/Auto Esporte.

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