WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
secom bahia

pmvc

diamantina toyota

hospital samur

pel construtora

herrera hair institute

VCA Yah Kahakai

VCA Verso

litiz motos yamaha

camara vc cmvc

auad medical

natanael a honra do cla

III Seminário de Mulheres Negras e Quilombolas é realizado em Vitória da Conquista

Segundo a coordenadora de Promoção da Igualdade Racial, Elizabeth Lopes, o seminário será um espaço para homenagear a líder quilombola Anísia Maria de Sousa.

fonte_pmvc| Secom . PMVC

A Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio da Coordenação Municipal de Promoção da Igualdade Racial, realiza, nos dias 28 e 29 de agosto, o III Seminário de Mulheres Negras e Quilombolas: estética, poder e identidade. O evento busca mostrar o protagonismo desse público feminino.

A palestra de abertura será às 19h, do dia 28, na Câmara de Vereadores. A secretária de Promoção da Igualdade Racial da Bahia (Sepromi), Vera Lúcia Barbosa, abordará o tema do seminário. Já no dia 29, às 8h, haverá mesa-redonda com a designer Ana Paula Xongani e as professoras universitárias Raquel Souza e Graziele Novato. Em seguida, serão ministradas várias oficinas até às 16h. As atividades serão realizadas no prédio do Conselho Municipal de Saúde, localizado na Rua Viriato Ribeiro, nº 47, Alto Maron (antigo Colégio São Tarcisinho).

Segundo a coordenadora municipal de Promoção da Igualdade Racial, Elizabeth Lopes, o seminário será um espaço para homenagear a líder quilombola Anísia Maria de Sousa, mais conhecida como Vó Nísia. Aos noventa e quatro anos, ela é a mais antiga moradora da comunidade quilombola de Boqueirão, localizada no distrito de José Gonçalves. “Além de lembrar Vó Nísia, o evento contribuirá para que as crianças e jovens negras sejam empoderadas e celebrem a negritude; para que as batalhas travadas pelas mulheres negras tenham visibilidade; e para que se mantenham de pé no enfrentamento do racismo e do machismo”, explanou a coordenadora.

Confira a programação:

  • 28/08 (Sexta-feira)

Local: Câmara de Vereadores
19h – Palestra: Mulheres Negras e Quilombolas: Estética, Poder e Identidade. (Vera Lúcia Barbosa, secretária de Promoção da Igualdade Racial da Bahia/Sepromi)

  • 29/08 (Sábado)

Local: Conselho Municipal de Saúde – Rua Viriato Ribeiro, nº 47, Alto Maron (antigo Colégio São Tarcisinho).
8h – Mesa redonda – Estética, Poder e Identidade. (Ana Paula Xongani, Raquel Souza e Graziele Novato).
10h – Oficinas:

  • Crespas (de tranças e penteados afro) – Patrícia Lopes
  • Turbantes e laços – Adalto Viana
  • Samba de roda – Olívia Negona Irará
  • Movimentos sociais – Andreza Anjos
  • Plantas Medicinais
Leia também no VCN: