WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
pmvc

secom bahia

pel construtora

diamantina toyota

herrera hair institute

VCA Yah Kahakai

VCA Verso

litiz motos yamaha

kaka diniz

camara vc cmvc

natanael a honra do cla

Salvador: USP descarta tremor sísmico e hipótese de explosão de meteorito ganha força

Universidade de São Paulo sugeriu ainda que jatos da Aeronáutica também poderiam produzir os efeitos do fenômeno, mas a FAB negou exercícios no horário do incidente.

| Redação.BDM

O Centro de Sismologia da Universidade de São Paulo (USP) divulgou uma nota na na noite deste domingo (26) sobre os tremores e estrondos sentidos e ouvidos em Salvador e região metropolitana, além de algumas cidades.

De acordo com a nota, “caso as vibrações tivessem sido causadas por um tremor de terra, o tamanho da área de percepção teria um raio de 20 km, e indicaria uma magnitude de pelo menos 3 na escala Richter”, porém, a Rede Sismográfica Brasileira não registrou qualquer sinal que pudesse ser associado a um abalo sísmico nessas localidades. A nota ainda diz que “os tremores e trepidações ainda não têm uma causa conhecida, mas uma possível linha de investigação sugerida é a quebra de barreira do som por jatos da Força Aérea nacional”. Entretanto, a FAB informou que não houveram operações ou exercícios sobre a capital baiana, no momento do incidente.

Especialista cogitou “meteorito” antes da nota da USP

O tremor de terra e estrondo sentido por moradores de Salvador na manhã de domingo (26) pode ter sido causado por reativação de falhas geológicas na Baía de Todos-os-Santos ou pela queda de um meteoro, segundo avaliação do geólogo Carlos Uchoa.

Apesar dos relatos da população, o Observatório de Sismologia da Universidade de Brasília (Unb) não registrou eventos sísmicos na capital baiana ou área próxima que pudesse justificar os relatos de moradores. “Existem duas possibilidades: uma é reativação de falhas geológicas na Baía de Todos-os-Santos, isso é comum ao longo das últimas décadas, vários sismos têm acontecido lá. E como teve relato de feixe de luz, é possível que tenha sido a queda de um meteoro que causou o barulho e o tremor nas casas das pessoas”, avalia. Carlos explica que uma falha geológica é o rompimento da rocha com movimentos de blocos e pode acontecer na terra ou na superfície marinha.

“Como entre a Cidade Alta e Baixa, ali tem uma falha geológica. Pode ser na terra ou no fundo do oceano, mas sempre envolvendo rocha”, afirma. Ele diz que o tremor pode não ter sido registrado por estações sismológicas porque deve ter tido baixa magnitude.

“Uma coisa que levamos muito em consideração são os relatos das pessoas, porque as estações sismográficas têm limitações. Então, se foi terremoto de baixa magnitude, como deve ter sido, é possível que as estações sismográficas não tenham registrado”, explicou. Carlos ressaltou ainda que o raio de relatos de pessoas que ouviram o barulho foi maior do que o de pessoas que sentiram o tremor. Segundo o geólogo, magnitude é a quantidade de energia liberada pelo sismo. “Isso teria que ser medido por sismógrafo, mas a gente pode falar que foi de baixa intensidade, porque são os danos físicos ocasionados pelo terremoto. E não houve danos praticamente algum, só tremor de portas e janelas, prateleiras”, afirma.

O especialista tranquiliza a população e afirma que esse tipo de tremor é comum. “São vários [sismos] desde a década de 80 para cá, sentidos por sismógrafos. Não tenham medo, porque no máximo vai tremer as paredes. Existem várias falhas geológicas próximas à Baía de Todos-os-Santos e essas falhas de vez em quando reativam. Essa reativação que vai ocasionar tremor de terra”, explica. Com informações do G1 Bahia.

Leia também no VCN: