WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
fib festival de inverno bahia 2025

pmvc

diamantina toyota

fainor

pel construtora

unimed sudoeste

sufotur

pmvc camarote arraia da conquista salvador producoes

secom bahia

embasa

herrera hair institute

vca uni

VCA Yah Kahakai

natanael a honra do cla

Conquista: Moradores do José Gonçalves receberam linha regular de ônibus “bairro-centro-bairro”

A linha R68, que começou a operar nessa segunda-feira (9), vai atender a comunidade com cinco horários em dias úteis, saindo da sede de José Gonçalves com destino ao Centro.

O transporte coletivo de Vitória da Conquista, que até poucos dias atendia apenas a Zona Urbana, continua rompendo fronteiras e chegando também aos distritos. O primeiro contemplado foi Iguá, a 18 km da cidade, seguido de São Sebastião, distante pouco mais de 26 km da sede do município. E agora foi a vez de José Gonçalves, situado a 25 km, receber uma linha exclusiva, com a tarifa no mesmo valor da tarifa urbana: R$ 3,80.

A linha R68, que começou a operar nessa segunda-feira (9), vai atender a comunidade com cinco horários em dias úteis, saindo da sede de José Gonçalves com destino ao Centro, às 6h30, 8h30, 12h45, 14h45 e 19h, e retornando ao distrito, saindo da Régis Pacheco (nas imediações do viaduto), às 7h30, 11h45, 13h45 e 18h. No intervalo das 8h30 às 11h45, o veículo estará recolhido para higienização. Aos sábados e domingos serão apenas dois horários, um de manhã e outro à tarde.

Além do acesso ao transporte e do valor da tarifa de R$ 3,80, a população de José Gonçalves, estimada em mais de 6.500 habitantes, gozará dos mesmos direitos assegurados aos passageiros das demais linhas de transporte público urbano, como a gratuidade da passagem de idosos (maiores de 65 anos), crianças menores de seis anos e portadores de necessidades especiais e seus acompanhantes, bem como o pagamento da meia tarifa aos estudantes.

Prefeitura atendeu apelo dos moradores

Segundo o secretário municipal de Mobilidade Urbana, Lucas Dias, a linha foi disponibilizada após uma análise sobre o crescimento populacional às margens da BR-116, no trajeto até o distrito de José Gonçalves, e para atender um anseio da comunidade, que, durante uma consulta popular realizada pela Prefeitura, priorizou o transporte público. Além disso, essa nova linha, da mesma forma que a de São Sebastião, visa também reforçar o acesso ao Distrito Industrial dos Imborés. “Cabe ao município resolver onde for possível a lógica de elevação do censo populacional e dar as garantias para que o transporte público acesse estes locais”, esclareceu. Até sexta-feira (13), a Associação das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Vitória da Conquista (Atuv), responsável pela bilhetagem eletrônica, manterá um funcionário na Subprefeitura/Paac de José Gonçalves, para que os usuários possam fazer cadastros e recargas dos cartões. Essas e outras informações em tempo real estarão disponíveis no endereço eletrônico https://vodebuzu.pmvc.ba.gov.br/.



Leia também no VCN: