




Conquista: Secretaria Estadual de Educação continua com matrículas abertas para jovens e adultos, pelo EJA
Para matrícula, o interessado irá a uma unidade escolar da rede estadual que oferta a modalidade, munido de documentos como RG, CPF, histórico escolar e comprovante de residência.
Jovens, adultos e idosos que desejam retomar e concluir os estudos ainda podem se matricular na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA). A matrícula segue aberta durante todo o ano, nas escolas da rede estadual de ensino de toda a Bahia. A EJA permite que o estudante conclua a trajetória escolar em menos tempo e obtenha qualificação para conseguir melhores oportunidades no mundo do trabalho.
Para efetuar a matrícula, o interessado deve se dirigir a uma unidade escolar da rede estadual que oferta a modalidade, munido de documentos como RG, CPF, histórico escolar e comprovante de residência. Se o estudante não possuir o histórico escolar, a orientação é que ele busque na escola em que estudou. Caso não consiga, a escola faz uma reclassificação para que possa ter o direito de estudar. Vale ressaltar que o limite de vagas depende da demanda de cada escola. Confira a lista das escolas estaduais que oferecem EJA em Vitória da Conquista:
- Colégio Estadual Abdias Menezes
Av. Rosa Cruz, s/n. Telefone: (77) 3424-6033 - Escola Municipalizada Fernando Spinola
Av. Frei Benjamin, s/n. Telefone: (77) 3422-3956 - Colégio Estadual Padre Luiz Soares Palmeira
Rua Local E, Urbis V , 90 – Zabelê, Vitória da Conquista – BA, 45000-010. Telefone: (77) 3426-1599 - Colégio Estadual Adelmario Pinheiro
R. Nestor Fonseca, 516 – Alto Maron, Vitória da Conquista – BA, 45005-008 - Escola Municipal José Rodrigues Do Prado
Pradoso, Vitória da Conquista – BA. Telefone: (77) 98865-9670 - Escola Municipal Juiz Doutor Antônio Helder Thomaz
R. Pastor Sebastião Moraes de Santana, 5 – quadra e – Nova Cidade, Vitória da Conquista – BA, 45050-000. Telefone: (77) 3424-7613
A modalidade EJA se diferencia do ensino regular em diferentes aspectos. O Ensino Médio, por exemplo, é concluído em dois anos e é necessário ter idade mínima de 18 anos para cursar. Para os estudantes que não concluíram o Ensino Fundamental, a idade permitida para acessar a modalidade é a partir de 15 anos. A avaliação da EJA utiliza o acompanhamento de percurso, usando conceitos e não notas. Sua concepção é baseada no tempo humano com o currículo fundamentado em eixos temáticos e temas geradores.
Fortalecimento – A EJA tem ganhado destaque nas agendas dos governos federal e estadual. Com o lançamento do Pacto pela Superação do Analfabetismo e Qualificação da EJA, em junho de 2024, a modalidade vem se fortalecendo e assumindo um protagonismo cada vez maior no cenário nacional e baiano. Para garantir a permanência dos estudantes jovens, adultos e idosos na escola, o Estado tem investido em programas de apoio financeiro, como o Bolsa Presença, alinhado ao programa federal Pé-de-Meia e, também, na segurança alimentar, favorecendo uma alimentação nutritiva e de qualidade.
Além do aporte financeiro, que sustenta os programas do pacto, o Governo da Bahia investiu cerca de R$ 70 milhões na aquisição de livros didáticos para a rede, uma vez que o programa do Plano Nacional do Livro Didático (PNLD) – EJA/MEC contempla apenas o Ensino Fundamental e a maior oferta da rede estadual é de Ensino Médio. Além disso, o Estado direciona recursos para a formação de educadores e para ações de elevação da escolaridade, como a aplicação gratuita dos exames pela Comissão Permanente de Avaliação (CPA). // Ascom/SEC.