pmvc

diamantina toyota

pmvc

camarote arraia da conquista

secom bahia

andrade borre

pel construtora

herrera hair institute

vca construtora

VCA rede axegu

natanael a honra do cla

BNB e Prefeitura de Vitória da Conquista lançam projeto do Centro Cultural nesta quarta-feira

do AracatiNet

O presidente do Banco do Nordeste do Brasil (BNB), Roberto Smith, e o prefeito municipal de Vitória da Conquista (BA), Guilherme Menezes, lançarão, juntos, o projeto de instalação do Centro Cultural Banco do Nordeste no município.

A solenidade de lançamento acontecerá amanhã (quarta-feira, 23), às 17 horas, na Praça Joaquim Correia, 55, no centro da cidade. O evento contará com a presença de autoridades municipais federais, estaduais e municipais, artistas, imprensa e representantes de instituições culturais e sociais.

Além do presidente do BNB e do prefeito de Vitória da Conquista, o evento contará com as presenças de: Henilton Menezes, secretário de Fomento e Incentivo à Cultura (representando o ministro da Cultura, Juca Ferreira); o secretário de Cultura da Bahia, Márcio Meireles; o superintendente do BNB na Bahia, Nilo Meira Filho; e o gerente do Ambiente de Gestão da Cultura do BNB, Tibico Brasil.

Após a solenidade, haverá, a partir das 18 horas, apresentações culturais de quadrilhas juninas, da Filarmônica Municipal e a participação de artistas locais, culminando com as participações especiais do forrozeiro repentista Onildo Barbosa e do menestrel, cantador, concertista, cantor e compositor Elomar Figueira Mello – ambos naturais de Vitória da Conquista.

Construção em imóvel cedido ao BNB pela Prefeitura

O Centro Cultural Banco do Nordeste-Vitória da Conquista será construído em um imóvel cedido ao BNB pela Prefeitura Municipal para a instalação do CCBNB, com toda a infra-estrutura e aquisição de equipamentos necessários para o funcionamento desse novo equipamento cultural.

A estrutura física do CCBNB-Vitória da Conquista contará com teatro multifuncional, sala de ensaios para teatro, auditório, salas para oficinas, sala para administração, biblioteca com acervo físico e acesso virtual, salão de dança e salão de exposições, além do pavimento para uma unidade de microcrédito.

O CCBNB-Vitória da Conquista será construído em terreno com dimensões de 104,00 x 34,00 metros e área total de 3.610,42 m2, onde fica localizada a Praça Sá Barreto, situada a leste do centro administrativo e geográfico do município, sendo a área escolhida para a construção do equipamento no total de 2.100m2. A área destinada ao CCBNB fica localizada na cabeceira norte da Praça.

Formação de plateias e pertencimento do lugar

Segundo o gerente do Ambiente de Gestão da Cultura do BNB, Tibico Brasil, este será o primeiro Centro Cultural BNB construído pelo próprio Banco – além de ser o primeiro no Estado da Bahia. “Todos os outros equipamentos de que o BNB já dispõe – o de Fortaleza, Juazeiro do Norte (CE) e Sousa (PB) – foram feitos a partir de reformas em prédios já existentes, de propriedade do Banco, e que foram adaptados para se tornarem centros culturais”, revela Tibico.

Ao localizar-se em um bairro muito populoso, próximo ao centro administrativo e geográfico da cidade, o CCBNB-Vitória da Conquista terá a oportunidade de oferecer uma programação cultural de qualidade – diária, gratuita e selecionada por editais anuais – para uma população de baixa renda. “Esperamos contribuir para o desenvolvimento cultural da região e fazer com que os seus artistas sejam valorizados, principalmente na questão da cultura popular”, explicita o gerente de Gestão da Cultura do BNB.

A instalação do CCBNB-Vitória da Conquista reforça uma opção do Banco do Nordeste de fazer investimentos em cidades de pequeno e médio porte localizadas no interior dos estados nordestinos, evitando concentração de investimentos e de instalação de equipamentos culturais em grandes cidades e capitais.

O CCBNB-Vitória da Conquista seguirá a mesma filosofia de trabalho dos outros CCBNBs. “A atuação do CCBNB estará calcada no incentivo à produção e à divulgação das manifestações culturais, na estruturação da economia da cultura – seja através das ações do centro cultural, seja também através da oferta de linhas de financiamento – e, principalmente, a ação do CCBNB-Vitória da Conquista continuará mantendo o foco de formação de plateias, que o caracteriza e diferencia os nossos centros culturais”, enfatiza Tibico.

Através da realização dos Seminários de Cultura e Desenvolvimento, tanto a estrutura física do prédio como o conteúdo da programação será discutidos amplamente com a população. “Durante seis meses, vamos discutir, melhorar e adaptar aos desejos da comunidade, e principalmente contribuindo para que essa comunidade passe a sentir e ter o pertencimento do lugar; nós queremos que o Centro Cultural seja do BNB, mas principalmente seja do povo de Vitória da Conquista; a inauguração do CCBNB-Vitória da Conquista está prevista para o primeiro semestre de 2012”, conclui o gerente de Gestão da Cultura do Banco do Nordeste.

Modo de funcionamento dos CCBNBs

  • Gratuidade ao público (entrada franca) com orçamento controlado pelo BNB
  • Programação definida por editais anuais
  • Diversidade de linguagens artísticas
  • Diálogo com os espaços urbanos
  • Diálogo com outras instituições culturais
  • Inclusão prioritária de artistas locais
  • Relacionamentos formais e legais
  • Parcerias com entidades representativas da sociedade, incluindo imprensa
  • Ações integradas com outros CCBNBs
  • Espaço de reflexão, formação, fruição, debate, circulação e experimentação


Leia também no VCN: