pmvc

diamantina toyota

pmvc

camarote arraia da conquista

secom bahia

andrade borre

pel construtora

herrera hair institute

vca construtora

VCA rede axegu

natanael a honra do cla

Conquista: Após acordo com a Torre, todos os garis trabalham em mutirão para regularizar coleta de lixo, nesta terça-feira

O restabelecimento dos serviços já apresenta impactos práticos nas ruas. O recolhimento dos resíduos foi reiniciado em pontos estratégicos e de grande fluxo, como a Ceasa.

Uma intensa rodada de negociações encerrou a paralisação dos serviços de limpeza urbana em Vitória da Conquista. Após horas de tratativas entre a Empresa Torre e a representação sindical, com a mediação direta da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), a coleta de lixo no município voltou a funcionar com 100% de seu efetivo e de sua frota de veículos. O movimento local fazia parte de uma mobilização nacional dos garis e margaridas iniciada na última segunda-feira, dia 22, que cobra do Congresso Nacional a aprovação do Projeto de Lei nº 4.146/2020. A proposta em pauta prevê a instituição de um piso salarial nacional para a categoria, além do direito à aposentadoria especial e o reconhecimento formal das atividades como insalubres. O restabelecimento dos serviços já apresenta impactos práticos nas ruas.

Continua após a publicidade:



O recolhimento dos resíduos foi reiniciado em pontos estratégicos e de grande fluxo, como a Central de Abastecimento (Ceasa), e segue avançando por outras regiões da cidade conforme o cronograma regular. De acordo com o secretário municipal de Ordem Pública, Luís Paulos, os trabalhadores manterão as atividades em ritmo normal inclusive durante o feriado de 24 de junho. A medida visa acelerar a normalização do atendimento e anular os efeitos do período de paralisação. Segundo apurado pelo Blog do Marcelo, a expectativa das autoridades e da empresa operadora é de que todas as localidades do município recebam cobertura completa nas próximas horas, restabelecendo a rotina habitual de limpeza.

Mesmo com a garantia do retorno total das equipes, a colaboração dos moradores continua sendo um fator essencial para manter a organização urbana. O Governo Municipal reforçou o pedido para que a população fique atenta aos dias e horários específicos de coleta em cada bairro, evitando descartar os sacos de lixo de forma antecipada nas calçadas. Essa recomendação busca prevenir o espalhamento dos resíduos por animais, como cães e urubus, o que compromete a higiene das vias públicas. Para orientar a comunidade, a prefeitura disponibiliza uma tabela detalhada com os horários de atendimento de cada localidade e informou que manterá a fiscalização rigorosa sobre os serviços para assegurar a manutenção da limpeza em toda a cidade.



Leia também no VCN: