Info Online
Nessa terça-feira (24) o Google finalmente disponibiliza seu novo serviço na nuvem. O Google Drive vem para concorrer com os principais serviços de backup, SkyDrive e DropBox, e fornece 5GB para armazenamento gratuito.
Além de rede social, cliente de e-mail, serviço de busca e fotos, o Google busca integrar ainda mais suas ferramentas com seu novo serviço na nuvem. A ideia é que o usuário possa guardar documentos, fotos, PDFs, vídeos, e outros tipos de dados na nuvem, com integração até para Google Docs.
O internauta ainda pode fazer upgrade de sua conta para obter 25GB de espaço por U$2,49, 100GB por U$4,99 ou até 1TB por U$49,99, tudo em planos mensais. Outros destaques do Google Drive estão no reconhecimento de textos escaneados com o uso da tecnologia OCR – Optical Character Recognition -, e na integração com Google Plus e Gmail – o que facilita ainda mais o acesso a seus arquivos para compartilhar nas redes sociais.
Comparando-o com outros serviços
Hoje o Google estremeceu o mercado de armazenamento na nuvem ao anunciar o serviço Drive. Oferecendo 5 GB de espaço no pacote gratuito, algo que chama atenção são os valores dos pacotes de expansão, que se mostram mais tentadores que os concorrentes.
O serviço contraria uma antiga aposta do Google, que alegava no passado que armazenamento estava fadado ao limbo, já que a tendência seria a migração para a nuvem. Com a aposta e lucratividade dos concorrentes, o gigante das buscas decidiu colocar as mangas de fora. Pensando em quem recorre a esses serviços ou pretende se lançar à nuvem para armazenar dados, o Droids comparou os pacotes dos principais serviços disponíveis. No quadro acima estão, em ordem: Google Drive, iCloud, SkyDrive, SugarSync, Dropbox e UbuntuOne.